Saiba como aumentar o volume de vendas da sua empresa agora mesmo

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Analisar o estado atual de uma Pequena ou Média Empresa (PME) e de cada vendedor é algo essencial na hora de começar qualquer estratégia de ampliação do volume de vendas. Até mesmo porque, por se tratar de um ciclo absolutamente exato, o processo de vendas não pode ser abstrato.

Em qualquer equipe de vendas, mesmo PMEs, é possível medir o número de conversão de prospects em clientes, de orçamentos em negócios e de ofertas em pedidos confirmados.

Por isso, neste post, apresentamos algumas estratégias simples e eficazes para você entender como potencializar o volume de vendas do seu time a curto prazo. Continue a leitura e confira!

Capacite e motive a equipe de vendas

Essa é a melhor estratégia que existe para oferecer um atendimento diferenciado ao cliente e, consequentemente, aumentar a conversão de negócios. Isso porque, se a sua equipe não for motivada a desempenhar um trabalho com excelência, tenha certeza de que seus produtos e serviços não se venderão sozinhos.

Para motivar, a melhor opção é valorizar o trabalho do seu time. Embora os elogios ajudem, incentivos financeiros — como gratificações e bônus — são ainda mais estimulantes.

Além disso, todos os envolvidos devem estar capacitados para atender e vender de maneira adequada. Para tanto, não deixe de promover a qualificação do grupo por meio de treinamentos de vendas, seminários, palestras, workshops, ensino a distância etc.

Essas são apenas algumas formas de estimular seus funcionários, que se sentem bem mais valorizados com isso. Colaboradores satisfeitos são capazes de produzir ainda mais e com mais excelência.

Aposte em um bom relacionamento com os clientes

Atrair, prospectar e conquistar novos compradores é um dos principais objetivos de todo empreendedor, certo? Afinal, perceber que sua marca está conseguindo ultrapassar as fronteiras é excelente. No entanto, investir nas pessoas que já são clientes também é muito importante para manter a alta conversão e aumentar o volume de vendas.

Até porque o seu cliente já está conquistado, e é muito mais fácil fazer com que ele volte a comprar o seu produto ou serviço mais vezes. Obviamente que, para isso acontecer, é fundamental ter qualidade e disponibilizar um bom atendimento, basicamente. Porém, esse processo de conquista também exige que você estabeleça uma boa relação com ele.

Para tornar isso uma realidade, ofereça um cupom de desconto, envie e-mails em datas comemorativas, mande newsletters com as novidades, entre outras ações do tipo. Em outras palavras, faça com que ele se sinta importante e notará que ele se tornará fiel à sua marca.

Amplie os canais de vendas

Considere ingressar em novos segmentos de mercado introduzindo sua marca e seus produtos em outros canais de venda. Sua participação de mercado será mais ampla conforme seu maior domínio sobre ele. Se você vende roupas em uma loja física, por exemplo, pense em iniciar um e-commerce.

Estabeleça uma estratégia de preços

Vale lembrar-se de que as pessoas não compram o preço que você vende. Afinal de contas, o número que o preço carrega é só o meio pelo qual elas adquirem o seu produto ou serviço. Nesse sentido, os consumidores estão com suas mentes tão repletas de frases com descontos e promoções do tipo “pague um e leve dois”, que é mais fácil fisgá-los se você usar isso a seu favor.

Isso não quer dizer que você tenha que usar apenas a estratégia de promoção para aumentar o seu volume de vendas, mas não deixe de considerar ter um produto de entrada mais barato, para depois disso oferecer itens adicionais pelo preço normal, elevando o ticket médio de cada compra.

Crie um programa de recuperação de clientes

Entre as dicas mais usadas para melhorar as vendas, estão as ações para recuperar seus clientes inativos. Ao se preocupar com isso, você consegue chamar a atenção das pessoas que, por alguma razão, não compram mais de sua marca, além de fazer com que elas fiquem mais receptivas às suas ofertas.

Para isso, retome o contato com antigos compradores, a fim de atingir o maior número de pessoas possível e fazer com que o alcance da sua mensagem chegue a um público anteriormente dado como perdido.

Fique por dentro das novidades do mercado

De nada adianta olhar só para dentro, mesmo que esteja tudo em ordem. É essencial ter uma visão de fora, aquela que enxerga todo o mercado e acompanha as principais tendências do seu segmento — técnicas, produtos, equipamentos, aparelhos etc. Tudo isso muda com periodicidade e muito rapidamente.

Ou seja, aquilo que era muito bem-vendido uma vez, atualmente pode ser que nem exista mais; equipamentos estão entrando em desuso e dando espaço às novas tecnologias, e técnicas de vendas estão se modernizando. A verdade é que o tempo não para, e o seu negócio precisa ter alguma diferenciação, porque ele não pode (e nem deve) ficar para trás.

Desenvolva ações de marketing atrativas

É um grande equívoco negligenciar o marketing, como muitas empresas fazem. Afinal, inúmeros resultados demonstram que ele é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, especialmente aqueles de menor ou médio porte.

Considere, portanto, expandir seus esforços em marketing, quer seja por meio da intensificação dos seus investimentos já existentes ou da implementação de novas ações de marketing mais atrativas.

Existem algumas campanhas de curto prazo, mas de alto impacto, que tendem a ser particularmente eficazes, tais como e-mail marketing ou técnicas semelhantes — ótimas dicas para melhorar os resultados.

Como deu para perceber, vender mais é um processo que exige alguns cuidados por parte do empreendedor, que deve manter-se atento às estratégias em todos os pontos de contato com o cliente.

Por fim, é preciso ter em mente que uma das chaves para o crescimento de uma PME por meio do aumento do volume de vendas é verdadeiramente focar nos consumidores e adotar boas estratégias de fidelização de clientes.

Se você gostou dessas dicas e acredita que elas agregaram ainda mais para o seu conhecimento, aprenda também, agora mesmo, como se destacar da concorrência e como uma escola online para empresas pode ajudar!

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