Sustentabilidade nas empresas: entenda a importância para o sucesso do negócio

sustentabilidade nas empresas
6 minutos para ler

Já faz um bom tempo que a preocupação com o meio ambiente é um tema de grande importância em vários países. Basta olhar para ver o impacto negativo que muitas atividades modernas possuem no clima e como isso pode prejudicar a vida nos próximos anos. Por isso que há cada vez mais ênfase em promover a sustentabilidade nas empresas de todas as formas possíveis.

Se você possui um negócio, então, certamente já ouviu falar dessas ideias, mas nem sempre elas são bem explicadas. Para ajudá-lo a compreender melhor a importância da sustentabilidade e como você pode promovê-la em sua empresa, separamos aqui algumas informações. Acompanhe.

O que significa “sustentabilidade” na prática?

Numa interpretação bem literal, algo é sustentável quando é capaz de se manter sem prejudicar seu próprio sistema. Por exemplo, um negócio que depende do corte de madeira é sustentável enquanto cortar menos árvores do que as que crescem no mesmo período de tempo ou que a empresa replante o equivalente ao utilizado.

Nas empresas, a sustentabilidade tem a ver com uma série de ações que ajudam a tornar essa longevidade possível, indo desde a redução de gastos até ações ativas para proteger o meio ambiente. A combinação dessas atitudes em várias empresas é o que contribui para uma sociedade sustentável como um todo.

Qual é a importância da sustentabilidade nas empresas hoje em dia?

Como você já deve imaginar, todos os negócios possuem um papel importante para promover a sustentabilidade, independentemente de seu porte. Mas, além de uma responsabilidade, muitas dessas atitudes também proporcionam vários benefícios à empresa como um todo.

Veja aqui alguns exemplos!

Contribui com a imagem do seu negócio

O primeiro benefício palpável para uma empresa sustentável, naturalmente, é a imagem que ela adquire ao se tornar um sistema mais sustentável. Como já mencionamos, esses temas são amplamente discutidos hoje em dia, e o público está cada vez mais exigente com os produtos que consome.

Diante disso, ter uma marca fundada na sustentabilidade é um ponto muito positivo para sua imagem. Isso atrai novos clientes e valoriza seus produtos e serviços para o público geral.

Por exemplo, uma revendedora de insumos de manutenção de usinas desenvolveu uma atividade de coletar as embalagens dos itens que vendia e dessa forma criou um ótimo serviço para seus clientes, que deixaram de se preocupar e gastar com tais atividades. Esse serviço agregado virou um diferencial competitivo dessa revendedora.

Economiza recursos

Um dos fundamentos de uma empresa sustentável está na redução do uso de material, pois isso permite que mais atividades sejam executadas sem aumentar sua demanda de matéria-prima. Isso vale para material de fabricação, objetos usados em escritório e também para água e eletricidade.

Em resumo, práticas sustentáveis ajudam a economizar no dia a dia da sua empresa. Pode ser necessário fazer um pequeno investimento inicial para ajustar a estrutura do seu negócio. Porém, no médio e longo prazos, ele trará bem mais rentabilidade para sua empresa.

Preserva o meio ambiente

Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar-se do papel da sua empresa na hora de preservar o planeta e seus recursos naturais. Mesmo pequenas ações podem ter grande impacto, especialmente quando são executadas por vários pequenos negócios. O mesmo vale para você e suas ações.

A sustentabilidade nas empresas é a única coisa que realmente garante a maior preservação do meio ambiente. Cada atitude e investimento que você traz é de grande ajuda não apenas para a sustentabilidade do seu negócio, mas para a sociedade como um todo.

Como tornar seu negócio mais sustentável?

Diante de todos os pontos já citados, ainda resta uma dúvida: o que você pode fazer para promover a sustentabilidade nas empresas? Se ainda não souber por onde começar, tente seguir algumas das sugestões a seguir.

Evite desperdícios

Mais uma vez, a palavra de ordem aqui é “não desperdiçar”. Seja água, energia elétrica, material, ou qualquer outra coisa, é importante aproveitar ao máximo todos seus recursos antes de ter que comprar mais. Isso não só é uma forma de evitar poluição e excesso de lixo como também minimizar as despesas mais recorrentes dentro da sua empresa.

Há várias formas de promover isso, como sistemas que apagam luzes e desligam a energia quando não é necessária, construir o espaço de forma que o ar-condicionado não seja tão necessário, digitalizar documentos para usar menos papel, assim como trocar copos descartáveis por canecas ou garrafas da empresa. Tudo isso elimina uma boa parte do lixo produzido.

Invista em reciclagem

Mesmo com a redução do desperdício, ainda haverá bastante coisa indo para o lixo em qualquer empresa. Porém, se você prestar atenção, verá que ainda há muito a ser reaproveitado, como papel, plástico, caixas e afins. Para dar uma nova utilidade a eles, o melhor a fazer é reciclar.

Existem vários programas de reciclagem em quase toda cidade. Se você encontrar um deles e fizer a separação correta do lixo, é possível reduzir bastante o impacto ambiental da sua empresa.

Avalie bem seus fornecedores

É possível promover a sustentabilidade nas empresas não apenas por meio de suas próprias ações, mas também fiscalizando as de outros negócios. Afinal, seus clientes mais atentos vão procurar saber onde você compra seus materiais e com quem você forma suas parcerias.

Nesse contexto, é importante buscar parcerias com negócios que também busquem ser sustentáveis. Isso faz com que sua imagem continue positiva, além de incentivar outros negócios a seguir seu exemplo, formando uma rede de empresas mais sustentáveis.

Envolva sua equipe nesse processo

Por mais que você se esforce, é bem difícil garantir algum nível de sustentabilidade sem contar com o apoio de várias pessoas. Se você quer mesmo minimizar o impacto ambiental do seu negócio, então deve envolver sua equipe nesse processo. Peça ideias, discuta medidas a serem tomadas e capacite todas para tomarem atitudes mais amigáveis ao meio ambiente no dia a dia.

Com essas informações, você já entende melhor os benefícios da sustentabilidade nas empresas e como você pode promovê-la em seu negócio. Lembre-se: o mais importante é ver esses benefícios no médio e longo prazos.

Quer mais dicas para promover essas ações em seu negócio? Então veja aqui mais algumas dicas para promover a sustentabilidade na sua empresa agora mesmo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário