Saiba a importância e como fazer um plano de negócios em sua empresa

Como fazer um plano de negócios
18 minutos para ler

Por mais que ele seja uma ferramenta crucial, ainda existem muitos empresários que têm dúvidas sobre como fazer um plano de negócios. Segundo pesquisas, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que fazem planejamento continuamente, para orientar suas operações.

Felizmente, hoje em dia, a elaboração de um plano de negócios tornou-se muito simples, pois há uma variedade de fontes de dados e inúmeras soluções tecnológicas para produzi-lo. Existem, até mesmo, modelos que você pode preencher e já sair usando.

É comum as pequenas empresas evitar o desenvolvimento de plano de negócios,pois acreditam que seja moroso, difícil e pouco prático. Essas alegação não totalmente aplicáveis. Claro, qualquer atividade que você faz pela primeira vez será mais difícil, no entanto, ao ter o plano pronto ele se tornará um guia para auxiliar o dia a dia da empresa e evitar assim que a equipe perca tempo nos caminhos errados.

Outra deficiência da pequena empresa, que impacta no planejamento é a falta de informações do mercado, dos clientes e dos problemas e pontos fortes da empresa.

Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como fazer um plano de negócios para sua empresa. Abordaremos o que é esse plano, para que serve, qual a sua importância e como ele vai ajudar a acertar na sua estratégia para cada processo operacional em sua empresa. Continue a leitura!

O que é um plano de negócios empresarial?

Muitas pessoas têm ideias de negócios ao longo de suas vidas, mas é comum que elas nunca se concretizem ou que se percam em meio às obrigações diárias. E entre aqueles que de fato se aventuram no mundo empresarial, não são poucos os que fecham as portas já no primeiro ano de atividade.

Segundo especialistas, a causa mais comum é a falta de planejamento estratégico. Escrever um plano aumenta muito as chances de que um negócio seja bem-sucedido. Embora alguns proprietários sejam tentados a partir para a prática, a elaboração de um plano de negócios é um primeiro passo crucial para verificar a viabilidade de uma ideia antes de investir o seu tempo e dinheiro.

Em resumo, um plano de negócios é uma descrição detalhada do futuro do seu negócio, um documento que informa o que você planeja fazer e como. Ele funciona como um guia para se organizar, garantindo que você tenha algum tipo de potencial comercial viável e que terá dinheiro antes de o seu negócio abrir as portas.

Toda empresa precisa ter um plano de negócios por escrito, para fornecer orientação às equipes e indicar se os objetivos estabelecidos estão sendo cumpridos. É preciso entender que esse é um documento argumentativo: ele precisa provar que o seu projeto é bom.

Além disso, você não deve pensar que basta criá-lo e armazená-lo na gaveta inferior. Afinal, esse é um guia prático que deve ser desenvolvido à medida que sua empresa cresce e muda. Assim, o planejamento de negócios é uma atividade contínua, que deve ser revisada regularmente, sempre que suas circunstâncias mudarem.

Quais os objetivos desse plano?

O que muita gente desconhece é que ele não deve ser feito apenas na inauguração da empresa. Deve sim ser utilizado anualmente, sendo que algumas empresas fazem atualizações trimestrais nos planos, para checar se a operação está alinhada com o objetivo macro. O plano de negócios precisa ser implementado ou atualizado toda vez que você quiser abrir uma filial, aumentar a equipe, investir em infraestrutura, lançar um novo produto ou explorar um mercado em potencial.

Além disso, como o mercado e o comportamento do consumidor mudam ao longo do tempo, é imprescindível que ele seja revisto pelo menos uma vez por ano, para se adequar às novas tendências dos negócios.

O seu objetivo principal é ajudar a articular uma estratégia para iniciar o seu negócio. Ele também fornece insights sobre as etapas a serem seguidas, os recursos necessários para atingir suas metas de negócios e um cronograma de resultados esperados.

Ele também tem um objetivo estratégico, sendo um roteiro que fornece orientações para que uma empresa possa planejar o seu futuro e ajudar a evitar riscos. O seu plano também deve incluir objetivos explícitos para a contratação de novos funcionários, detalhando seus deveres e indicando como eles ajudarão seu negócio a prosperar e crescer.

Outro propósito de um plano de negócios é ajudar a trazer o capital intelectual certo para sua empresa, desde o nível executivo até o operacional, mostrando a direção e o potencial de crescimento. Ele também ajuda a proteger contas de fornecedores, especialmente aqueles fundamentais para as suas operações.

Ou seja, um bom plano descreve a natureza do negócio, a estratégia de vendas e o contexto financeiro, incluindo uma declaração de lucros ou perdas projetadas. Não há regras sobre o que seu plano deve cobrir ou o nível de detalhes. Em geral, esse documento inclui informações como:

  • perfil de negócios;
  • visão, missão e objetivos;
  • análise de mercado e interna;
  • estratégia operacional;
  • produtos ou serviços;
  • plano de marketing;
  • estratégia financeira.

Além disso, seu plano de negócios pode atender diferentes propósitos. Por exemplo, as instituições financeiras estarão mais interessadas em balanços e demonstrações de fluxo de caixa, enquanto os investidores de risco estão observando o conceito básico de negócios e sua equipe de gestão empresarial. Já o gerente de sua equipe usará o plano para lembrar-se dos objetivos do empreendimento.

Por isso, certifique-se de que o seu plano possa ser modificado dependendo do público que vai ter acesso ao documento. No entanto, mantenha essas alterações com consistência de um plano para outro. Isso significa que, ao compartilhar projeções, mantenha os mesmos dados em todas as versões.

Qual a importância de se ter um plano de negócios?

Um plano de negócios é uma ferramenta fundamental para os empreendedores. Um bom planejamento não apenas ajuda os empresários a se concentrarem nas etapas necessárias para que suas ideias alcancem sucesso, mas também a buscar seus objetivos de curto e longo prazos.

Muitas vezes, por estarem ocupados com outras tarefas, muitos relutam em investir tempo na produção desse documento. No entanto, a maioria dos especialistas e entidades concorda que ter uma boa ideia de negócio não é suficiente.

O tempo investido e a complexidade de fazer o plano reduz muito com a prática e pode até se tornar intuitivo, imagine que bacana seus gerentes estarem continuamente pensando no plano da empresa.

Se você já está no mercado, isso ajuda a dar um passo atrás e ver o que está funcionando e o que pode melhorar. Em vez de se preocupar com o futuro, um plano de negócios ajuda a dar a você uma sensação de controle sobre suas operações.

Com um bom processo de planejamento, você analisa regularmente as premissas, acompanha o progresso e gera novos insights, para que possa se ajustar ao mercado. Todos os donos de negócios querem fazer tudo pelos clientes, mas às vezes precisam recuar, para manter a qualidade e o foco estratégico.

É difícil, durante o calor da rotina diária, manter as prioridades e o foco. O processo de planejamento de negócios se torna um lembrete regular. Até mesmo as ideias para produtos inovadores e lucrativos podem ser totalmente inúteis se você não puder formular, executar e implementar um plano estratégico para fazer seu negócio funcionar.

Toda atividade envolve riscos. É possível que você fique sem dinheiro antes de abrir as portas, os clientes podem não gostar da qualidade do seu produto ou suas projeções de vendas podem não ser alcançadas. Fazer um planejamento prévio pode ajudar a minimizar esses riscos.

Assim, ter um plano de negócios lhe permite identificar potenciais armadilhas em sua ideia — e é bem melhor testar o negócio no papel do que no mercado.

Como empresário, executar esse planejamento ajuda a se concentrar em suas ideias e estratégias de negócios. Você não apenas mantém foco nas questões financeiras, mas também nas práticas de gestão, planejamento de recursos humanos, tecnologia e criação de valor para sua empresa e cliente.

Uma alternativa interessante, principalmente para iniciar o uso de planos, é compartilhar o precesso com uma consultoria, é possível receber conselhos e feedbacks importantes para o desenvolvimento da sua empresa.

É fundamental rever e corrigir o seu plano de negócios, para que ele cause uma boa impressão. Erros só prejudicam sua imagem profissional e a do seu negócio.

Como implementar um plano de negócios na sua empresa?

Como visto, um plano de negócios completo e criterioso é uma das ferramentas mais valiosas para ajudar você a atingir suas metas de longo prazo, pois dá a direção do seu empreendimento, define seus objetivos, mapeia estratégias para atingir resultados e ajuda você a gerenciar possíveis problemas no caminho.

Preparar um plano de negócios ajudará a definir as metas que devem ser atingidas e os indicadores de desempenho. Isso significa que você pode concentrar seus recursos e energia naquilo que precisa fazer.

É claro, nem todo planejamento é igual. Além disso, planejar apenas por planejar não tem os efeitos desejados. Assim, empresários e gerentes de negócios devem dedicar o tempo e o esforço necessários para montar um plano bem escrito e estruturado.

Esqueça o que dizem por aí, de que o plano de negócios deve ser um documento longo e rebuscado. Um plano de negócios enxuto geralmente é suficiente. Fazer o primeiro plano pode levar poucas horas e, em seguida, apenas uma ou duas horas para revisá-lo mensalmente.

Para escrever esse documento de forma eficaz, você precisará de disciplina, tempo e foco. Embora o processo possa parecer desafiador, é muito gratificante e dá a você uma sensação de controle sobre o seu empreendimento.

Por mais que cada plano de negócios seja único, todos eles compartilham as mesmas seções. Veja algumas delas a seguir!

Análise de mercado

Para escrever o plano de negócios perfeito, você deve conhecer sua empresa, seu produto, sua concorrência e o mercado intimamente. Ou seja, é sua responsabilidade saber tudo o que puder sobre o seu negócio e o setor em que você está entrando.

A análise de mercado é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de um setor de atuação, pois compreende o tamanho do mercado tanto em volume quanto em valor, os vários segmentos de clientes, padrões de consumo, a concorrência, a legislação e o ambiente econômico.

Se o seu plano de negócios é para uma pequena loja de cartuchos e toners, por exemplo, você precisa ter uma abordagem local e tentar avaliar o mercado em torno do seu negócio.

Agora, se você está escrevendo um plano de negócios para uma grande distribuidora de cartuchos e toners, então você precisa avaliar o mercado no nível nacional.

Dependendo do seu mercado, você também pode querer dividi-lo em segmentos diversos. Isso é especialmente relevante se você ou seus concorrentes se concentram apenas em determinados segmentos.

Há dois fatores que você precisa analisar ao avaliar o tamanho de um mercado: o número de clientes em potencial e o valor do mercado. É muito importante olhar para os dois números separadamente. A informação é seu maior aliado quando você faz uma análise de mercado.

Quanto mais dados você coletar, mais úteis serão seus resultados. Todas essas informações, você pode obter a partir das estatísticas nacionais, números de associações ou publicações do setor.

Com isso, se você está iniciando um negócio, introduzindo um novo produto ou tem planos de expansão, utilizar uma estratégia de benchmarking pode ajudá-lo a chegar ao próximo nível.

Plano estratégico

Saber como você alcançará sua visão é o principal objetivo do seu plano estratégico, mas também é o que mais consome tempo.

A razão de levar muito tempo para se desenvolver é porque há várias rotas de sua posição atual para alcançar os seus objetivos. Escolher o caminho certo determina com que rapidez ou lentidão você chegará a eles.

O resultado esperado de um plano estratégico bem desenvolvido e executado é desenvolver uma vantagem competitiva.

Empresas extremamente bem-sucedidas deliberadamente fazem escolhas para serem únicas e diferentes em atividades em que são boas e concentram toda a sua energia nessas áreas. Você pode decidir incorporar sua vantagem competitiva em sua missão.

Essa estratégia estabelece uma maneira de combinar os pontos fortes de sua organização com as oportunidades de mercado, de modo que sua empresa construa bons relacionamentos com clientes em potencial.

Para ter uma imagem precisa de onde sua empresa está, conduza auditorias externas e internas para obter uma compreensão clara do mercado, do ambiente competitivo e das competências de sua organização.

A partir daí, é preciso estabelecer objetivos estratégicos e estipular metas e planos de ação de curto prazo. Com isso, é possível ter uma visão do que você quer realizar, quando executar, como fazer e quem será o responsável, tendo como base a cultura organizacional.

Esse plano também deve ser revisto periodicamente. Com isso, é possível verificar o que está acontecendo interna e externamente na sua empresa para determinar o que precisa mudar.

Plano de marketing

Além do estratégico, um plano de marketing é essencial. O número de clientes que você pode atrair, quanto você pode cobrar pelo seu produto e quanto investir para aumentar as vendas são todos resultados do plano de marketing.

Ele tem o intuito de traçar objetivos como introduzir novos produtos, inserir a empresa em outros territórios, aumentar as vendas e melhorar a produção ou a entrega do produto.

Nesse item, você concentra no “quê” e no “porquê” das tarefas de marketing para um próximo período. Obviamente, alcançar objetivos de marketing terá custos. Seu plano precisa ter uma seção na qual você aloque orçamentos para cada atividade planejada. Uma dica é criar orçamentos separados para a mão de obra interna e custos com serviços externos.

É provável que você não tenha o orçamento para conseguir seus objetivos no primeiro dia de operação do negócio. Portanto, divida-a em etapas e identifique o marketing necessário para levá-lo a cada meta ao longo de sua jornada.

Criar estratégias de marketing e usar personas é uma parte importante e valiosa nessa tarefa. Saber exatamente quem são seus melhores clientes permitirá que você identifique e ajuste melhor seu marketing. Você gastará muito menos e converterá muito mais usando campanhas direcionadas e com as mensagens certas.

Certifique-se, ainda, de ter um mix de marketing completo e deixe espaço para testes. O fundamental é que nunca deixe de utilizar estratégias de marketing. Quando você para de fazer a divulgação, você deixa de ter um negócio.

Plano financeiro

A seção financeira é um dos componentes mais importantes do plano de negócios, pois você precisará dela se tiver alguma esperança de conquistar investidores ou obter um empréstimo bancário.

Mesmo que você não precise de financiamento, você deve compilar uma previsão financeira para simplesmente ter sucesso na condução de seus negócios. Ou seja, será esse o campo que atestará se o projeto será viável ou se você apenas perderá seu tempo e dinheiro.

É importante entender que o planejamento financeiro não é o mesmo que contabilidade. Muitas pessoas incluem os lucros, perdas, balanço patrimonial e fluxo de caixa, de forma semelhante às demonstrações contábeis, mas a contabilidade olha para trás no tempo, começando hoje e tendo uma visão histórica. Planejamento ou previsão de negócios é uma visão prospectiva, começando hoje e indo para o futuro.

Você não faz finanças em um plano de negócios da mesma maneira que calcula os detalhes em seus relatórios contábeis. Cada cenário futuro deve incluir vendas, margens, despesas e lucros realistas e realizáveis em bases mensais, trimestrais e anuais.

As empresas existentes podem incluir números reais no plano, mas, se você estiver apenas começando um novo empreendimento e estiver usando os valores projetados para o volume de negócios, precisará mostrar claramente que esses são valores esperados ou estimados.

O importante é que a maneira de criar uma seção financeira confiável para o seu plano de negócios é demonstrar que essa visão é realista. É preciso fazer a lição de casa e descobrir alguns dos índices predominantes usados em seu setor, analisar concorrentes e compará-lo com os seus.

Você precisará tomar algumas decisões sobre o seu negócio, incluindo estrutura, estratégias de marketing e finanças antes de concluir seu plano. Por ter a informação certa para entregar, você também pode ser mais preciso em suas previsões e análises financeiras.

Plano operacional

A seção de operações do seu plano de negócios é onde você explica detalhadamente os objetivos, metas, procedimentos e cronograma da sua empresa. Um plano de operações é útil para os investidores, mas também para você e para os funcionários, porque o leva a pensar em ações e prazos.

Departamentos diferentes terão objetivos operacionais distintos. No entanto, cada objetivo específico do departamento deve ajudar a empresa a atingir o objetivo principal. Além disso, os objetivos operacionais mudam, pois não devem ser sempre permanentes ou de longo prazo.

Depois de criar seus objetivos, você precisa pensar estrategicamente em como atingi-los. Para fazer isso, cada departamento (ou equipe) precisa ter todos os recursos necessários para o processo de produção. Esses recursos envolvem parcerias, fornecedores, equipamentos, mão de obra, treinamentos empresariais, entre outros.

Além do processo de produção, você também precisará descrever em detalhes suas tarefas operacionais. Isso demonstrará que você sabe exatamente como deseja que sua empresa funcione no dia a dia.

Sistemas de negócios simplificados definem como você lidará com os riscos e como garantirá a sustentabilidade das realizações do projeto. Um plano operacional também explica como ou que parte de um plano estratégico será colocada em operação durante um determinado período.

Embora o plano estratégico ofereça a visão, a direção e as metas para os negócios, o operacional traduz isso no fluxo de trabalho que produzirá os resultados definidos pela estratégia.

Dessa forma, se você está começando uma pequena empresa ou explorando maneiras de expandir uma já existente, um plano de negócios é uma ferramenta importante para ajudar a orientar suas decisões.

Você pode nem precisar de um plano de negócios para ter uma empresa de sucesso. No entanto, a probabilidade de sucesso sem essa ferramenta é muito menor.

Um plano de negócios analisa todas as coisas que sua empresa poderia fazer para crescer e reduz aquelas que não trarão lucros. Esse plano também ajuda os líderes de negócios a determinar onde gastar tempo, capital humano e dinheiro.

Você precisa considerar o que deseja fazer e usá-lo como ponto de partida. Não precisa ser complicado. Em resumo, seu plano deve identificar onde sua empresa está agora, para onde você deseja que ela vá e de que forma chegará lá.

Hoje, os planos de negócios são mais simples, curtos e fáceis de produzir do que no passado. Já se foi o tempo em que esses documentos tinham 50 páginas.

Assim, o processo de fazer um plano de negócios envolve apenas uma boa reflexão. Se você ainda não o fez, reserve um tempo para elaborar um plano estratégico agora. Isso ajudará a manter sua pequena empresa no caminho certo e você concentrado no futuro.

Gostou de saber como fazer um plano de negócios? Então, não deixe de baixar o nosso e-book especial com dicas de como alavancar sua empresa!

Você também pode gostar

100 thoughts on “Saiba a importância e como fazer um plano de negócios em sua empresa

  1. I think everything said was actually very logical.
    However, consider this, suppose you typed a catchier post title?

    I am not saying your content is not good, however suppose you added a post title to
    possibly get folk’s attention? I mean Como fazer um plano de negócios?
    Descibra agora mesmo! is kinda plain. You could glance at Yahoo’s home page
    and watch how they create news titles to get people interested.
    You might try adding a video or a related pic or two to get readers excited
    about what you’ve written. In my opinion, it would make your
    posts a little bit more interesting.

  2. Someone necessarily assist to make severely posts I’d state.

    That is the first time I frequented your website page and thus far?

    I surprised with the research you made to create this particular submit
    extraordinary. Wonderful task!

    Here is my page … game 918kiss

  3. It’s perfect time to make some plans for the future and
    it is time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest
    you some interesting things or tips. Maybe you could write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

    Also visit my website: epicwin test id

  4. Excellent blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you propose starting with a free platform like WordPress
    or go for a paid option? There are so many choices
    out there that I’m totally overwhelmed .. Any suggestions?
    Bless you!

    My web-site – free download club suncity (https://918kiss-m.com/)

  5. Hello there! This post couldn’t be written any better!
    Going through this article reminds me of my previous roommate!
    He always kept preaching about this. I’ll forward this post to him.
    Fairly certain he’s going to have a very good read. I appreciate you for
    sharing!

    my website id test lpe88

  6. Hello! This is kind of off topic but I need some help from an established
    blog. Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal
    but I can figure things out pretty quick. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to
    start. Do you have any tips or suggestions? Thank you

  7. Good day! This is my first visit to your blog!
    We are a collection of volunteers and starting a new initiative in a community in the same
    niche. Your blog provided us useful information to work on. You
    have done a extraordinary job!

  8. Generally I don’t learn article on blogs, however I would like to say
    that this write-up very compelled me to try and do
    so! Your writing taste has been surprised me. Thanks, quite nice post.

  9. Thanks a lot for sharing this with all of us you actually understand what you’re speaking
    approximately! Bookmarked. Please also talk over with my
    web site =). We will have a link change arrangement between us

  10. Hi there! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article
    or vice-versa? My website addresses a lot of the same topics as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you are interested feel free to shoot me an e-mail. I look forward to hearing
    from you! Great blog by the way!

  11. Saya telah telah berselancar online lebih dari tiga jam hari ini,
    namun saya tidak pernah menemukan artikel menarik seperti milik Anda.
    It is cukup berharga bagi saya. Dalam pandangan saya, jika semua pemilik situs dan blogger membuat konten yang baik seperti yang Anda lakukan, internet
    akan menjadi lebih berguna dari sebelumnya.

    my site – Joker123 login Ios

  12. Excellent weblog right here! Also your website rather a lot up fast!
    What host are you the usage of? Can I get your associate link in your host?
    I wish my site loaded up as fast as yours lol

  13. I don’t even know how I ended up here, but I thought
    this post was great. I do not know who you are but
    certainly you are going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!

  14. Thanks for your personal marvelous posting!
    I genuinely enjoyed reading it, you may be a great author.
    I will make certain to bookmark your blog and may come back later
    in life. I want to encourage you to ultimately continue your great job, have a nice weekend!

  15. Howdy! Would you mind if I share your blog with my facebook
    group? There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content.
    Please let me know. Thank you

  16. Every weekend i used to pay a visit this website, for the reason that i want enjoyment, as
    this this web site conations truly good funny stuff too.

  17. We stumbled over here from a different web address and thought I should check
    things out. I like what I see so now i am following you. Look forward
    to looking at your web page again.

  18. Hello, i read your blog from time to time and i own a similar one and i
    was just wondering if you get a lot of spam comments?
    If so how do you prevent it, any plugin or anything you can recommend?

    I get so much lately it’s driving me insane so any assistance is
    very much appreciated.

  19. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what
    all is needed to get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty
    penny? I’m not very internet smart so I’m not 100% certain. Any suggestions
    or advice would be greatly appreciated. Kudos

  20. This is the perfect blog for anyone who hopes to find out
    about this topic. You realize so much its almost hard to
    argue with you (not that I really would want to…HaHa).
    You definitely put a brand new spin on a topic that’s
    been written about for years. Wonderful stuff, just excellent!

  21. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how could i subscribe for
    a blog site? The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your
    broadcast provided bright clear concept

  22. you are actually a excellent webmaster. The website loading speed is amazing.
    It sort of feels that you’re doing any distinctive trick.

    Furthermore, The contents are masterwork. you’ve performed a excellent activity on this
    subject!

  23. No matter if some one searches for his required thing, so he/she wants to be available
    that in detail, thus that thing is maintained over here.

  24. I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an edginess
    over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come more formerly again as exactly
    the same nearly very often inside case you shield this hike.

  25. Saya telah menjelajah online lebih dari 2 jam hari ini, namun saya tidak pernah menemukan artikel menarik seperti milik Anda.

    It’s cukup berharga bagi saya. Dalam pandangan saya, jika semua pemilik
    situs web dan blogger membuat konten yang baik seperti yang Anda lakukan,
    internet akan menjadi lebih berguna dari sebelumnya.

    Here is my blog post: Judi joker jewels

  26. I think the admin of this site is in fact working hard
    in support of his web site, for the reason that here
    every stuff is quality based material.

  27. I think this is among the most important information for
    me. And i’m glad reading your article. But want to remark on few general things,
    The site style is perfect, the articles is really great :
    D. Good job, cheers

  28. Hi there great blog! Does running a blog similar to this require a lot of work?
    I’ve very little expertise in coding but I was hoping to start my own blog in the
    near future. Anyways, if you have any ideas or tips for new blog owners please share.
    I understand this is off topic but I simply had to ask.
    Cheers!

  29. Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up.

    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyway, just wanted to say fantastic blog!

  30. Terrific work! That is the kind of info that are supposed to be shared around the net.
    Disgrace on Google for now not positioning this submit upper!
    Come on over and consult with my web site . Thanks =)

  31. Magnificent items from you, man. I’ve be mindful your stuff previous to and you are
    just too wonderful. I really like what you have
    obtained here, really like what you’re stating and the way through which you are saying it.

    You make it enjoyable and you still take care of to keep it wise.
    I can’t wait to learn far more from you. This is really a terrific site.

  32. Amazing blog! Do you have any tips for aspiring writers?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m a
    little lost on everything. Would you suggest starting with a free
    platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out
    there that I’m totally overwhelmed .. Any ideas?

    Thank you!

  33. Having read this I thought it was rather enlightening.
    I appreciate you taking the time and energy to put this short
    article together. I once again find myself
    personally spending way too much time both reading and commenting.
    But so what, it was still worth it!

  34. I’ll immediately grab your rss feed as I can’t in finding
    your email subscription hyperlink or e-newsletter service.

    Do you have any? Please permit me realize so
    that I may just subscribe. Thanks.

  35. Thank you for any other informative site. Where else could
    I get that kind of info written in such an ideal
    method? I have a challenge that I’m simply now running on, and
    I’ve been at the glance out for such information.

  36. Good day very nice web site!! Guy .. Beautiful ..
    Amazing .. I’ll bookmark your website and take the feeds
    additionally? I’m happy to find a lot of helpful info
    here within the put up, we need develop more techniques on this regard,
    thanks for sharing. . . . . .

  37. Greetings! Very helpful advice in this particular article!
    It’s the little changes that produce the most important changes.

    Many thanks for sharing!

  38. Hey very cool site!! Man .. Beautiful .. Amazing ..

    I’ll bookmark your web site and take the feeds additionally?
    I am satisfied to search out a lot of useful information here in the submit, we
    need develop more strategies in this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

  39. Hey there superb blog! Does running a blog such as this take a
    great deal of work? I’ve very little understanding of programming but I was hoping to start my own blog in the
    near future. Anyhow, should you have any suggestions or tips for new blog owners please share.
    I know this is off topic however I simply had to ask.
    Cheers!

  40. Hi there, just became alert to your blog through
    Google, and found that it is truly informative.
    I am gonna watch out for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  41. It’s actually a cool and useful piece of information. I am satisfied that you shared this useful info with us.
    Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

  42. It’s perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy.
    I have read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or suggestions.
    Perhaps you could write next articles referring to this article.

    I want to read more things about it!

  43. You can definitely see your skills in the article you write.
    The sector hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid
    to say how they believe. All the time follow your heart.

  44. Hey! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?

    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard work due to no backup.

    Do you have any methods to stop hackers?

  45. Hi! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

  46. You made some decent points there. I checked on the web for more info about the issue and found most
    individuals will go along with your views on this website.

  47. Ӏ have been sᥙrfing on-ⅼine more than three hourѕ these days,
    yet I by nno means found any fascinating article like yours.
    It’s beautiful price enoiugh for me. Personally, if all webmasters
    and bloggeгs mɑdɗe excellent content as you did, the web will ⅼikely be a lot more useful
    than ver before.

    Here is myy site … Slot Pragmatic

  48. Simply wish to say your article is as surprising.
    The clarity in your post is just spectacular and i can assume you are an expert on this subject.
    Well with your permission allow me to grab your feed to keep updated with forthcoming post.

    Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  49. I wаs wondering if you ever considеred changging the
    layout of your blog? Its very ѡell written; I lօѵe what
    youve got to say. But maybe you could a little more in the ԝay of ϲontent so
    people ⅽould cobnect with іt better. Youvе got an awful lot of
    text for onjly having 1 or two images. Maybee yyou could
    space it out better?

    Look at my page ibcbet

  50. Fantastic blog! Do you have any hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely
    overwhelmed .. Any recommendations? Bless you!

Deixe um comentário