Porque Marketing e Vendas devem trabalhar lado a lado na empresa

7 minutos para ler

Eu tenho certeza que você sabe que as áreas de marketing e vendas são importantes, afinal, toda empresa precisa divulgar e atrair clientes, bem como vender seus produtos e serviços.

Mas você sabia que unindo esses dois setores, fazendo-os trabalharem juntos, é possível trazer muito mais resultados para a sua empresa?

Pois é sobre isso que vamos tratar nesse artigo.

Antes de falarmos do motivo pelo qual esses setores dão mais certo juntos que separados, é essencial que você entenda o que é cada área, e qual é a sua função e importância dentro de uma companhia.

Sendo assim, podemos dizer que:

marketing

 

vendas

Dessa forma, para facilitar a compreensão e fixar muito bem a diferença entre eles, podemos dizer que o Marketing atrai e Vendas conquista.

Logo, apesar de até funcionarem separadas e “cada uma por si”, as duas áreas são complementares, e acabam gerando um resultado muito maior e efetivo se trabalharem juntas.

Tanto é que, a partir dessa união, surgiram os termos “vendarketing” e “smarketing” (da junção das palavras, de origem inglesa, “sale” e “marketing”), que representam justamente o trabalho conjunto dessas áreas em um único time.

A HISTÓRIA E PRECONCEITOS DESSAS ÁREAS

No Brasil historicamente o marketing é muito mal usado, pois é tido como a atividade de propaganda ou mais atualmente como a criação e postagem de post nas redes sociais.

E a área de vendas, também erroneamente, é vista como o momento de “forçar” o fechamento.

O Marketing surgiu dentro da área de vendas para desenvolver folhetos, sem muita análise crítica, depois evoluiu e começou a olhar para o mercado e assumiu a posição de ajudar a empresa a ser mais valorizada pelo consumidor e mais diferente e competitiva entre os concorrentes.

 

“O objetivo do marketing é fazer um produto ou serviço tão bom que não seja necessário nenhum esforço de vendas ou comunicação.”

Theodore Levitt – Prof de Harvard nos anos 70

 

Como você viu é praticamente impossível pensar na atuação separada entre marketing e vendas, mas no Brasil isso é a realidade da maioria das PMEs.

O marketing olha pra vendas como “alguém” imediatista, que só dá desconto e não valoriza a marca da empresa. E a área de vendas olha para marketing como “um bando” de fúteis que se preocupam apenas com a design dos impressos ou posts.

Isso é um absurdo, mas infelizmente é uma triste realidade em muitas empresas, que não entendem o papel do marketing e vendas. E quem dirá, da integração entre os dois.

Mas tenha certeza, sua empresa pode aproveitar melhor essas duas áreas e principalmente a união entre elas.

PORQUE AS ÁREAS DE MARKETING E VENDAS DEVEM ANDAR JUNTAS

Eu imagino que você deva estar se perguntando se uma boa equipe de marketing ou de vendas já não é o suficiente, ou até se não é melhor deixar cada área trabalhar sozinha, caso a sua empresa já tenha uma equipe para cada setor.

Pois eu posso afirmar que isso pode até ter dado certo no passado, mas hoje, com maior competitividade entre os concorrentes,  o consumidor cada vez mais criterioso e exigente, além do acesso fácil às informações através da internet, se não houver trabalho em equipe massivo entre e um investimento em marketing e em vendas, a empresa estará dando adeus para o sucesso.

Ou seja, sem Vendas, não tem como convencer os leads, atraídos pelo Marketing, a comprar; e sem o Marketing, Vendas não tem leads para convencer, precisando correr atrás dos possíveis consumidores.

Mas, para que esse “casamento” do “smarketing” dê certo, o gestor precisa administrar o relacionamento entre as duas áreas.

Inclusive, para isso, promover uma reunião inicial onde serão informados os objetivos, e onde Vendas e Marketing possam discutir entre si e compreender as dificuldades umas das outras, além dos problemas e prejuízos causados por essas dificuldades (que muitas vezes podem ser causadas por falhas do outro setor) e a “situação ideal” para que tudo corra conforme planejado.

Perceba que participam da mesma sequência de atividade entre identificar, atrair, se relacionar, vender e fidelizar o consumidor.

Essas duas áreas só são divididas para que se especializem e produzam melhor.

COMO IMPLANTAR O “SMARKETING” NA SUA EMPRESA

Agora que ficou claro o porquê de unir essas duas áreas, veja a seguir 4 maneiras de implantar o “smarketing” e como gerenciar essa equipe:

Crie uma equipe unificada

Converse com duas áreas e exponha a importância de elas trabalharem juntas e como um time, buscando um resultado comum.

É preciso que suas ações sejam sincronizadas e que a comunicação entre Vendas e Marketing flua perfeitamente, para que um saiba o que o outro está fazendo.

De nada adianta o Marketing criar ações que não atendem às necessidades do consumidor, e Vendas não estar a par das promoções e lançamentos da empresa.

Além disso, é primordial que o gestor invista em treinamentos para a equipe e incentive o trabalho colaborativo e não a competição, já que o intuito é unir forças por um objetivo comum e não dividi-las.

Determine o SLA

Outro passo necessário nessa mudança, é definir, em conjunto com a equipe, o SLA (Service Level Agreement) de cada uma delas.

Ou seja, estabelecer o que cada uma será responsável por fazer, dentro da meta estabelecida.

Então, se o objetivo da empresa é aumentar a receita em 15%, quais ações, para atingir essa meta, serão responsabilidade do Marketing, e quais serão de Vendas.

Lembrando que o Marketing é responsável pelas ações de MQL (Marketing Qualified Lead), que corresponde à atração de leads, e Vendas pelas ações de SQL (Sales Qualified Lead), que se referem à conversão de leads em consumidor.

Através desse processo, cada setor sabe exatamente o que fazer, evitando mal-entendidos, e o gestor consegue analisar o andamento das atividades e os resultados obtidos no geral e para cada área.

É importante destacar que as metas devem ser sempre atingíveis, não só para que os colaboradores se sintam mais motivados para novas conquistas quando a atingem, mas também para que não se desmotivem com objetivos inalcançáveis.

Disponibilize um sistema integrado

Se cada área tem um sistema diferente ou até não tem um sistema para imputação de dados, é importante para a empresa que não tem, implantar um.

O sistema se tornará a plataforma de dados entre cada setor e o gestor, permitindo que eles se comuniquem sobre as atividades, sobre o andamento de cada ação e, principalmente, sobre os resultados obtidos.

Gerencie a equipe e meça os resultados e meça os resultados

Embora cada um saiba o que fazer, tenha espaço para discutir e conversar sobre as ações de marketing e vendas, e acesso às informações de maneira integrada, é importante que o gestor acompanhe todo o processo.

Através da análise do andamento das atividades e do desempenho da equipe, como um todo, e de cada membro, individualmente, o gestor poderá averiguar se há necessidade de serem feitas mudanças radicais ou pequenas “correções de trajetória”, para que o objetivo final seja conquistado.

Além disso, é necessário que ele acompanhe periodicamente os resultados, medindo-os.

E aqui, o sistema integrado tem mais uma utilidade, pois além de servir como uma ponte entre as duas áreas, fornecendo as informações necessárias para cada uma executar suas atividades, ele também fornece todos os números e dados para que o gestor possa acompanhar e medir os resultados.

ebook como alavancar sua empresa

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-