Por que trabalhar com inovação e desenvolvimento de novos produtos?

6 minutos para ler

O mercado atual é altamente dinâmico. Isto é, ele muda muito rapidamente de acordo com novas metodologias, tecnologias, modelo de gestão e produtos que surgem diariamente.

A concorrência está cada vez maior e intensa, considerando também os produtos subsititutos e novos hábitos de consumo, que aumentam a necessidade de produtos e serviços competitivos.

Além disso, temos um consumidor mais criterioso, conectado, exigente e ansioso, que demanda produtos melhorados, simplificados e que o surpreendam.

Dessa forma, as empresas precisam acompanhar esse processo e buscar por inovação e desenvolvimento de novos produtos para criar, diferenciar e se destacar no mercado. Mas, afinal, você sabe como garantir isso?

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância do investimento em inovação e desenvolvimento de novos produtos na empresa e também falaremos sobre os principais benefícios dessa ação.

Por fim, destacaremos a necessidade do treinamento e capacitação dos profissionais nesse processo. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Saiba a importância de investir em inovação e novos produtos

Conforme explicamos, o mercado na atualidade se encontra bastante dinâmico. As tendências mudam de forma muito rápida e todo o dia os consumidores são bombardeados com novas tecnologias, informações e mensagens de todos os âmbitos.

Por causa disso, as empresas precisam se adequar a esse novo momento e acompanhar as mudanças, inovando e lançando produtos novos condizentes com a realidade.

Entretanto, vale ressaltar, que isso não pode ultrapassar ou substituir a tradição e a identidade da marca. Pelo contrário, eles devem se complementar! Ou seja, a inovação deve ao mesmo tempo acompanhar as tendências da sociedade como um todo, e também ser fiel à filosofia e as ideias por trás da marca.

As pessoas de forma geral estão cansadas da mesmice e buscam, cada vez mais, produtos e serviços revolucionários.

Dessa forma, empresas que apresentam um diferencial no mercado saem na frente em relação a outras. E isso não precisa necessariamente ter um custo muito alto, mas, sim, atender a uma necessidade latente do consumidor.

Para elaborar uma boa estratégia, é necessário muito planejamento e conhecimento sobre o mercado.

Confira como o investimento em inovação e produtos auxilia uma empresa

Diferencial no mercado

O slogan de uma das maiores empresas do mundo da atualidade, a Apple, é “think different”, que em tradução livre significa “Pense diferente”.

Pensar diferente nesse contexto não é apenas uma ação excêntrica, mas o diferencial para enxergar o mercado de forma singular, visando as necessidades e oportunidades que outros concorrentes ainda não estão conseguiram ver.

Dessa forma, pensar diferente abre espaço para criar novas oportunidades de inovação e de produtos, tornando a sua empresa única entre as demais. Não é à toa que a própria Apple é reconhecida no mundo da tecnologia como uma das organizações mais inovadoras do ramo.

Fortalecimento da marca

Conforme o exemplo anterior, uma empresa pode elevar o seu nome na medida que apresenta produtos, práticas e serviços inovadores.

Foi assim com a Apple, mas pode acontecer com qualquer organização, em qualquer ramo, seja ela micro, média ou grande empresa, tendo em vista que as que mais crescem são aquelas que mais inovam, segundo estudo da Delloite

A visão que o público passa a ter do produto ou da marca é um dos destaques quando o assunto é a relação entre inovação e fortalecimento da marca. Nesse sentido, ter algo diferente e a frente do seu tempo é o desejo de boa parte do mercado consumidor.

Aumento da lucratividade nos produtos

O valor de um produto ou serviço não se resume aos custos de produção, mas sim a uma série de fatores. Entre eles, podemos destacar questões objetivas e subjetivas.

Na parcela objetiva, temos a adição do valor da matéria-prima, mão de obra, impostos, entre outros. Já a subjetiva é constituída pelo peso da marca, o marketing etc.

Uma das maneiras de aumentar o valor agregado do produto é explorando essas questões subjetivas, tomando atitudes que ajudem a fortalecer o nome da marca e a sua identidade. Dessa forma, não podemos deixar de citar, mais uma vez, a inovação e o desenvolvimento de novos produtos.

Alto retorno sobre o investimento

Ter retorno sobre o valor investido é um dos maiores objetivos de todo gestor. No entanto, ele nunca é certo! Desse modo, o melhor a ser feito é aumentar as chances de ter um alto lucro sobre o valor investido. Isso pode ser conquistado com o investimento em inovação de novos produtos.

Porém, apenas investir nessas ações não é suficiente, sendo necessário também que a equipe esteja capacitada para desenvolver as melhores ideias para os serviços ou produtos da empresa. Assim, a chance de ter um alto retorno aumenta consideravelmente.

Veja a importância do investimento em treinamento e capacitação da equipe

Agora você deve estar se perguntando como alcançar a inovação e o desenvolvimento de novos produtos de forma satisfatória, que atenda o mercado, sem maiores custos, certo?

A maneira mais indicada para que se chegue a esse patamar passa pelo investimento em treinamento e capacitação da equipe, seja para a transmissão de conhecimento de novas metodologias, seja para o ensinamento sobre a forma de uso de novos equipamentos e softwares.

Por conta do alto retorno que essa qualidade em empresas traz, é importante ver o gasto não como uma despesa, mas sim como um investimento, uma oportunidade de a empresa lucrar mais a médio e longo prazo, além de consolidar o nome da marca no mercado.

O treinamento, além de aumentar o conhecimento dos funcionários e das equipes sobre as metodologias novas, valoriza o funcionário da sua empresa, dispensando a necessidade de contratar profissionais diretamente do mercado — o que costuma custar caro e tem baixa probabilidade de dar certo.

Sendo assim, a inovação e desenvolvimento de novos produtos são questões cruciais para o sucesso de uma empresa no contexto atual.

Ao longo do artigo, você pôde ver várias vantagens da inclusão desses conceitos e ações na empresa, além de aprender a como iniciar esse procedimento dentro da corporação.

Que tal começar a fazer a sua empresa a se destacar no mercado por meio da inovação? Para isso, é essencial capacitar e desenvolver sua equipe!

Gostou deste texto que preparamos para você? Então, conheça mais sobre o assunto participando ou promovendo um de nossos treinamentos na sua empresa! Somos a Working Better, uma escola online com ampla experiência no mercado de treinamentos corporativos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-