Planejamento financeiro empresarial: tudo o que você precisa saber

planejamento financeiro empresarial
17 minutos para ler

A falta de controle nas finanças pode gerar um quadro caótico, levando a empresa até mesmo a falência. Em contrapartida, um planejamento financeiro empresarial bem elaborado não é só capaz de organizar o setor, como contribui com o fortalecimento e expansão da marca no mercado.

Não há dúvida de que a elaboração de um planejamento deixou de ser um diferencial e passou a ser uma ação imprescindível dentro da empresa — independentemente do segmento. A questão-chave nesse contexto é: como começar essa tarefa do zero?

Para ajudar você a tirar de letra a missão, preparamos um conteúdo especial que aborda desde o conceito e a importância do planejamento financeiro empresarial até os benefícios e, claro, como desenvolvê-lo e colocá-lo em prática. Confira!

O que é um planejamento financeiro empresarial?

Como o próprio nome sugere, o planejamento financeiro empresarial nada mais é do que a parte do plano de negócios da empresa que diz respeito às finanças.

No documento devem constar as diretrizes para que o negócio seja lucrativo, garantindo, assim, o controle do caixa. Em outras palavras, o planejamento é responsável por manter o saldo da empresa no azul.

Não entendeu? É simples. O planejamento consiste na projeção de receitas e despesas da organização com o propósito de indicar a real situação econômica do empreendimento.

Com essa estratégia, é possível entender melhor as transações internas, verificando a rentabilidade do negócio.

Assim, você detectará o quanto de dinheiro tem disponível no seu caixa, estabelecendo quais os devidos fins de cada recurso, ou seja, a melhor forma de direcionar o dinheiro.

Importante ressaltar que o planejamento financeiro empresarial requer, periodicamente, uma atenção especial. O ideal é atualizá-lo anualmente.

Além do mais, não comenta o erro de deixar para pensar no assunto apenas quando começa o ano. Se for possível, tente inicia-lo sempre nos últimos meses do ano. Assim, no início do novo ano, você já terá tudo preparado.

Dica: O método PDCA — Plan, Do, Check e Act , ou seja, Planejar, Executar, Verificar e Agir — é um forte aliado para a concretização de um planejamento estratégico.

Capaz de ajudar na tomada de decisões, a ferramenta é utilizada na parte administrativa em geral e foca, sobretudo, nos resultados. Ela permite a otimização de processos, produtos e serviços, promovendo melhorias contínuas na gestão.

Para que serve um planejamento financeiro empresarial?

A elaboração de um plano financeiro compatível com a realidade da empresa proporciona o devido suporte para que o empreendedor tome decisões sábias e acertadas, já que ele tem em mãos informações precisas sobre a situação do caixa da empresa.

Vale ressaltar que o planejamento deve contemplar as ações tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Mas não basta apenas construir um planejamento adequado. É preciso segui-lo à risca, colocando em prática as ações e etapas propostas. Lembre-se que somente assim você conquistará a estabilidade financeira do seu negócio, alçando voos cada vez mais altos. E o melhor: com a devida segurança.

Além do mais, por meio do planejamento financeiro, você poderá compreender melhor a sua empresa como um todo, identificando, inclusive, os pontos que precisam ser aprimorados. Isso sem falar que o planejamento permite que o empreendedor localize e elimine os gastos desnecessários, reduzindo, assim, os custos operacionais.

Qual a importância do planejamento financeiro empresarial?

O desenvolvimento completo e correto do planejamento financeiro contribui com projeções, análise e aplicação dos recursos — nos devidos momentos. Sem ele, é quase impossível o financeiro projetar custos e reconhecer as oportunidades mais promissoras para o seu negócio.

Nesse contexto, o planejamento se torna essencial, já que proporciona ao empresário total clareza sobre as movimentações — tanto no que diz respeito às despesas, quanto também às receitas e aos custos extras.

A partir do momento que você consegue realizar uma análise aprimorada desses dados, juntamente com um estudo minucioso do mercado, incluindo concorrentes e perfil cliente, o planejamento se torna umas das principais estratégias do negócio, garantindo o crescimento da empresa de forma sustentável e orgânica. 

Não se esqueça, também, que o planejamento diminui consideravelmente as chances da empresa passar por dificuldades financeiras e, com isso, a possibilidade de falir. Afinal, o mal uso dos recursos está diretamente ligado com o fracasso de uma organização.

Fica evidente, então, que a administração das finanças, por meio de um plano concreto e bem estruturado, consegue melhorar os seus resultados, tratando os orçamentos financeiros de forma mais dinâmica e efetiva.

Fato é que o planejamento financeiro se faz peça essencial para a manutenção da empresa, e como consequência, para o seu crescimento.

Ele ajuda o gestor a estabelecer objetivos mensuráveis e controlar adequadamente a saída e entrada do dinheiro. Isso proporciona mais confiança no negócio, além de garantir a saúde financeira do estabelecimento.

Quais os benefícios do planejamento financeiro para a empresa?

Não resta dúvidas sobre o conceito e importância do planejamento financeiro empresarial, certo? Como já dito, ele é um dos pilares de um negócio bem-sucedido.

Quer saber agora quais são, então, os principais benefícios do planejamento e porquê ele é indispensável dentro da organização? Continue a leitura!

Informações precisas

Ao elaborar o planejamento e seguir à risca as diretrizes, você terá em mãos informações fiéis, ou seja, que correspondem de fato à realidade financeira do negócio.

Isso permite o controle pleno sobre as operações, além de reduzir a possibilidade da empresa ser lesada — seja por meio de ações internas ou por fatores externos.

Tal característica é uma vantagem e tanto, principalmente para as organizações em que os responsáveis pelo caixa são profissionais terceirizados.

Tranquilidade financeira

Quando você abriu uma empresa qual era o seu principal objetivo? Possivelmente conquistar a independência financeira e a tão sonhada estabilidade, certo?

É aí que o planejamento financeiro se torna um verdadeiro aliado, uma vez que proporciona mais segurança para o empresário, contribuindo com a tranquilidade nas finanças.

Chega de viver preocupado com o dia de amanhã. Ao desenvolver um planejamento, levando em consideração as particularidades do seu negócio, você conseguirá, enfim, manter as contas no azul e se programar para o futuro.

Redução de gastos supérfluos

Você já colocou na ponta do lápis todos os gastos da empresa — desde pagamento dos funcionários até aquele cafezinho concedido para a equipe no meio da tarde? Percebeu, então, que as despesas não são nenhum pouco baratas, não é mesmo?

Nesse sentido, um dos benefícios do planejamento financeiro empresarial é que você será capaz de identificar quais são os pontos, ou melhor, os gastos, que precisam ser revistos. Afinal, existem despesas que podem muito bem ser cortadas ou pelo menos reduzidas.

No final, você economizará um montante considerável — como já alertava a sabedoria popular: de pouco em pouco, a galinha enche o papo.

Previsão para o futuro

Claro que ninguém tem bola de cristal para dizer com detalhes o que acontecerá no futuro. Contudo, com um bom planejamento e o devido controle financeiro, o gestor poderá definir alguns objetivos plausíveis, separando uma quantia adequada para cada uma das suas metas.

Será possível projetar cenários e investimentos, crescendo de forma planejada e bem estruturada — seja por meio da ampliação de unidades ou por meio da diversificação de produtos e serviços.

Além do mais, você conseguirá reservar uma quantia para o aprimoramento e inovação do negócio, fazendo com que a sua empresa saia na frente dos concorrentes. Lembre-se que as organizações que não se atualizam tornam-se obsoletas e perdem espaço no mercado.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente?

De nada adianta saber na teoria a importância do planejamento, mas não ter o devido conhecimento para colocá-lo em prática na sua empresa.

Por isso, reunimos a seguir dicas para ajudar você a montar um plano infalível, que vai contribuir com o controle preciso dos recursos do seu negócio, além de alavancar os seus resultados. Acompanhe!

Defina os objetivos e estratégias

O primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro empresarial impecável é determinar os objetivos. Qual a principal meta da empresa daqui a 5, 10, 15 anos? Essa é uma questão que deve ser respondida com consciência.

Mas não para por aí. É preciso também definir as estratégias necessárias para alcançar os planos futuros. Isto é: quais ações serão realizadas para conquistar os objetivos?

Perceba, então, a importância de detalhar cada etapa. Afinal, de nada adianta ter projeções otimistas para o futuro, mas não saber como atingi-las.

O investimento nos processos operacionais e também na capacitação da equipe devem constar no planejamento. Até porque o capital humano é um dos principais pilares dentro de uma organização. Inclusive, ele está associado, mesmo que indiretamente, ao sucesso de uma empresa.

Lembre-se de que todo o cronograma precisa ser alinhado ao propósito do empreendimento, sobretudo no que diz respeito ao aspecto financeiro.

Faça um plano orçamentário

Se um investimento não cabe dentro do orçamento, não precisa nem discutir. Afinal, você não quer correr o risco de gastar mais do que ganha e entrar na perigosa faixa do vermelho, certo? Contudo, como saber se determinado investimento ou ação é possível ou não?

É nesse contexto que surge a importância de criar um plano orçamentário, que vai ajudá-lo a definir os valores necessários para a manutenção e aprimoramento de cada área da empresa.

O planejamento orçamentário nada mais é do que um plano estratégico para a gestão empresarial, baseado no cálculo das receitas e despesas da empresa em um determinado período.

Ele representa a estimativa de entrada e saída dos recursos, proporcionando, assim, uma boa noção do lucro líquido.

Essa estimativa é essencial, uma vez que possibilita ao empresário se preparar para o futuro, sem precisar de realizar empréstimos com juros exorbitantes, o que, sem dúvida, compromete a saúde financeira do empreendimento. Em relação as despesas, o ideal é fazer o cálculo um pouco acima do esperado, evitando surpresas desagradáveis.

Organize o fluxo de caixa

A falta da organização no fluxo de caixa é um problema preocupante e grave. Para resolver a situação, é preciso antes de tudo encontrar o motivo que origina o descontrole. Afinal, só é possível romper um hábito após identificá-lo.

Para começar, deixe apenas uma pessoa responsável pelo financeiro. Assim, ela terá que assumir qualquer desencontro de valores no caixa.

Além do mais, separe as contas da pessoa jurídica daquelas oriundas da pessoa física. Pode parecer uma dica óbvia e simples, mas acredite: muitas situações difíceis começam por esse péssimo costume.

Ao vincular as contas, o gestor perde praticamente o controle do setor financeiro. Ele não sabe distinguir, por exemplo, quais são as despesas e nem mesmo o lucro da organização.

Não são raros os casos em que ele utiliza dinheiro próprio para quitar contas da empresa e vice-versa, já que não consegue separar vida pessoal da empresarial. O resultado, como se pode imaginar, beira o desastrosos.

Então, abra uma conta para a PJ de acordo com o regime de tributação do empreendimento. É importante, também, estabelecer um pró-labore justo, de acordo com a sua função. Não é porque a empresa é sua que você pode tirar dela o valor que quiser.

Registre todas as movimentações

Outra ação indispensável para desenvolver um planejamento bem estruturado e fiel, é registrar detalhadamente as transações empresariais. Isso significa que toda movimentação deve ser contabilizada.

O motivo? A falta do acompanhamento gera uma visão distorcida não só das finanças, mas do negócio como um todo, o que dificulta a identificação de problemas.

Já o controle correto e exato das transações permite que você saiba qual o retorno sobre o investimento, além de oferecer mais segurança nas decisões, sobretudo nas mais complexas.

Por isso, não pense duas vezes para adotar estratégias capazes de controlar as movimentações financeiras adequadamente.

Vale a pena, inclusive, investir em ferramentas especializadas, que não só registram as operações como também apresenta um relatório completo sobre as finanças, que é capaz de ampliar sua visão sobre o negócio.

Elas ainda fornecem diversos indicadores de desempenho, o que por si só já é uma grande vantagem.

Pague as contas em dia

Não precisa dizer que pagar os boletos em dias é vital para manter as contas equilibradas, certo? Mas imprevistos podem acontecer e aí cabe a você intermediar a situação.

Ligue para o fornecedor, por exemplo, e negocie o valor pendente. Peça para prorrogar o boleto — nem que seja por uma semana. Caso não seja possível, verifique qual o valor do juro para estender o pagamento.

O que não pode é pagar juros e multas extraordinários devido à má administração. Até porque essa é a fórmula certa para criar uma verdadeira bola de neve e deixar as finanças extremamente bagunçadas.

Por isso, é importante escolher bem as suas parcerias empresariais, já que um bom relacionamento com o fornecedor facilita o dia a dia organizacional e abre muitas portas. Procure por empresas que honrem o compromisso firmado e que contem com preços competitivos.

Também analise as condições de pagamento — em quantas vezes a mercadoria pode ser parcelada, qual o prazo para a primeira parcela, o valor do frete, se existe um pedido mínimo de produtos e outras questões que interferem no financeiro, assim como no preço final do produto. A qualidade da mercadoria é outro item que merece atenção redobrada.

Vale frisar, ainda, que ao efetivar os pagamentos nas datas corretas, você não só minimiza a chance de endividamento como também consegue negociar condições mais favoráveis com os fornecedores.

Faça uma projeção com diferentes cenários

Quem dera se fosse possível adivinhar o futuro, não é mesmo? Claro que não existe fórmulas mágicas capazes de mostrar com exatidão o que nos espera nos dias e anos seguintes. Contudo, com um bom planejamento, o gestor estará preparado para lidar com qualquer situação.

Por isso, é importante constar no plano, a projeção de diversos cenários, desde os mais complicados até os mais simples. Assim, você vai ter uma carta na manga quando se deparar com determinado episódio.

Para tanto, como já dito, é preciso fazer um levantamento minucioso das despesas e imaginar o que pode acontecer no futuro. A partir de então, elabore uma solução plausível para cada uma das hipóteses traçadas.

Como já dizia o ditado: é melhor prevenir do que remediar, concorda? Vale ressaltar que ao adotar essa ação, você dificilmente passará por uma crise.

Monitore a execução do planejamento e mensure os resultados

Pense bem: como saber se os planos traçados estão surtindo o efeito esperado se não existe nenhum comparativo e nem mesmo métrica? Entenda, então, a importância de mensurar os resultados, garantindo que o planejamento está gerando um retorno positivo.

Tão importante quanto mensurar os resultados é acompanhar a execução do planejamento. Somente assim você terá certeza que os planos são levados a sério.

Não caia na armadilha de deixar tudo apenas no papel e não colocar um responsável para acompanhar rigorosamente as implementações das etapas/ações — independentemente de quais sejam.

Considere a ajuda de um profissional

Não é preciso ter vergonha. Nem todos conseguem lidar sozinhos com as finanças, sobretudo quando se está iniciando um negócio. Aliás, são vários os casos de empresários que solicitam a ajuda de um profissional da área, que tem todo o conhecimento necessário para tratar dos assuntos mais burocráticos.

Um consultor ou contador, por exemplo, além de contribuir com o desenvolvimento de um planejamento financeiro compatível com a proposta do seu negócio, também vai mostrar o caminho para obter sucesso. Isso sem falar que eles podem ajudar com as questões tributárias e elaborar planos certeiros de investimento.

Fato é que um olhar externo vai ajudar você a abrir sua mente e expandir sua visão, mostrando novas possibilidades na sua área de atuação.

Quais ferramentas são importantes para fazer o planejamento financeiro empresarial?

As ferramentas necessárias variam de acordo com a empresa. Claro que existem certos aspectos que são comuns em qualquer tipo de negócio, como a gestão do fluxo de caixa e a determinação do orçamento do empreendimento, uma vez que esses fatores são responsáveis por orientar o gestor em relação às metas e aos objetivos da organização.

O ideal, nesse contexto, é optar por uma empresa que personaliza os softwares de acordo com a demanda do cliente. Assim, você terá a solução exata para o seu negócio.

Dê preferência para as plataformas que podem ser acessadas de qualquer lugar e que possuem armazenamento em nuvem, evitando, assim, o risco dos arquivos se perderem.

Importante frisar também que existem softwares online que controlam todo o fluxo de trabalho — desde o financeiro até estoque, emissão de boleto e nota fiscal.

Além do mais, tais soluções emitem relatórios completos que ajudam o gestor a ter uma visão global da empresa.

Esse cenário permite que você conquiste resultados satisfatórios mais rapidamente e, claro, ganhe tempo para focar na atividade-fim da empresa.

Fato é que o planejamento financeiro empresarial é item indispensável dentro de uma organização. Mas isso é apenas uma das ações necessárias.

Uma boa gestão leva em consideração todos os aspectos inerentes ao negócio, como capital de giro, contratação e retenção de talentos, recursos operacionais, produtividade da equipe e outros.

Além do mais, é preciso escolher com sabedoria o modelo de gestão, a partir de práticas e normas já estabelecidas na organização.

Lembre-se que o modelo selecionado deve ser capaz de sustentar o desenvolvimento e também a expansão do negócio. Ele deve guiar a empresa de forma que ela seja competitiva e se consolide no mercado.

No mais, o sucesso da organização dependerá da harmonia entre todos os setores. Isso só ocorre por meio de um trabalho gradual e constante, no qual é necessário a implementação de uma cultura organizacional baseada na cooperação e respeito mútuo.

O desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo, promovendo o bem-estar e o relacionamento entre colaboradores e alto escalão administrativo também é vital.

Agora que já sabe tudo sobre o planejamento estratégico empresarial, quer conhecer uma metodologia simples e prática que visa uma gestão eficiente? Leia, então, o nosso artigo sobre a metodologia OKR, que busca resultados de alta performance por meio da maximização da produtividade e do aprimoramento da comunicação.

Você também pode gostar

123 thoughts on “Planejamento financeiro empresarial: tudo o que você precisa saber

  1. Pretty great post. I just stumbled upon your weblog and wished to
    mention that I’ve truly enjoyed browsing your
    weblog posts. After all I will be subscribing to your feed and I hope
    you write once more soon!

  2. Today, I went to the beach front with my kids.
    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter
    and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She
    placed the shell to her ear and screamed. There
    was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back!
    LoL I know this is totally off topic but I had to
    tell someone!

    Here is my web page – pussy888 demo id

  3. Howdy! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly?
    My site looks weird when viewing from my apple iphone.
    I’m trying to find a template or plugin that might be
    able to resolve this problem. If you have any suggestions, please share.
    With thanks!

    My website – game online greatwall99 (https://918kiss-m.com/)

  4. Woah! I’m really digging the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard
    to get that “perfect balance” between usability and visual appeal.
    I must say that you’ve done a superb job with this.
    Additionally, the blog loads very quick for me on Internet explorer.
    Exceptional Blog!

    Here is my website … kiss918 id test

  5. I think that what you published made a lot of sense.
    However, consider this, what if you added a little information?
    I mean, I don’t wish to tell you how to run your website, but what if
    you added a headline to maybe get folk’s attention? I mean Planejamento financeiro empresarial:
    tudo o que você precisa saber! is kinda plain. You might glance at Yahoo’s home page and see how
    they write article headlines to grab people to open the links.
    You might add a video or a related pic or
    two to grab people interested about everything’ve written. In my opinion, it could make
    your posts a little livelier.

    Take a look at my blog … mega888apk ios

  6. Attractive section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert
    that I get in fact enjoyed account your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently quickly.

  7. Hello there! This blog post could not be written much better!

    Looking at this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept talking about this. I’ll send this post to him.
    Fairly certain he will have a great read. I appreciate you for sharing!

  8. I like the valuable info you provide on your articles.
    I’ll bookmark your weblog and take a look at once more right here
    regularly. I’m moderately sure I’ll learn a lot of new stuff right right here!
    Good luck for the next!

  9. This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more
    of your magnificent post. Also, I have shared your
    web site in my social networks!

  10. I think this is one of the most significant
    information for me. And i am happy reading your article.

    However wanna commentary on few basic things, The web
    site style is great, the articles is actually excellent : D.

    Good activity, cheers

  11. What i do not realize is if truth be told how you are no longer really
    a lot more well-preferred than you may be right now.
    You’re so intelligent. You understand therefore significantly when it comes
    to this subject, made me personally consider it from so many various
    angles. Its like women and men don’t seem to be interested unless it’s something to accomplish with Girl gaga!

    Your own stuffs outstanding. All the time take care of it up!

  12. I blog frequently and I really thank you for your information.
    This article has truly peaked my interest. I am going to bookmark your
    blog and keep checking for new details about once a week.

    I opted in for your Feed as well.

  13. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book
    in it or something. I think that you could do with some pics
    to drive the message home a bit, but other than that, this is magnificent
    blog. A great read. I will definitely be back.

  14. It’s actually a great and helpful piece of info. I
    am happy that you simply shared this helpful info with us.
    Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

  15. Saya telah telah berselancar online lebih dari 2 jam hari ini, namun saya tidak
    pernah menemukan artikel menarik seperti milik Anda. It’s
    cukup berharga bagi saya. Menurut pendapat saya , jika semua pemilik situs
    web dan blogger membuat konten yang baik seperti yang Anda
    lakukan, net akan menjadi a jauh lebih berguna dari sebelumnya.

    My blog: Joker123 bonus new member

  16. My brother suggested I may like this website.
    He was once entirely right. This publish truly made my day.
    You cann’t imagine just how much time I had spent for this info!
    Thank you!

  17. Howdy! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
    My website looks weird when browsing from my apple iphone.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to correct this problem.
    If you have any recommendations, please share. Appreciate it!

  18. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create
    this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz answer back as I’m looking to create my own blog and would like to
    know where u got this from. thanks a lot

  19. I enjoy what you guys tend to be up too. Such clever work and reporting!
    Keep up the amazing works guys I’ve incorporated you guys to blogroll.

  20. Saya telah berselancar online lebih dari 3 jam hari ini, namun saya tidak pernah
    menemukan artikel menarik seperti milik Anda. It’s cukup berharga bagi saya.
    Secara pribadi , jika semua webmaster dan blogger membuat konten yang baik seperti yang Anda lakukan,
    net akan menjadi lebih berguna dari sebelumnya.

    My site :: Agen joker terbaru

  21. I’m extremely inspired with your writing abilities and also with the format to your blog.
    Is this a paid topic or did you customize it your self?
    Anyway stay up the nice high quality writing, it is rare to peer a great blog like
    this one today..

  22. Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am experiencing issues with your RSS.
    I don’t understand why I am unable to subscribe to it. Is there anybody else getting
    similar RSS issues? Anybody who knows the solution can you
    kindly respond? Thanx!!

  23. Hi there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my
    blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Cheers!

  24. Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this blog loading?
    I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog.

    Any suggestions would be greatly appreciated.

  25. I’m not sure why but this web site is loading incredibly
    slow for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end?
    I’ll check back later and see if the problem still exists.

  26. Heya this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if
    you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but
    have no coding expertise so I wanted to get advice from
    someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  27. Greetings! I’ve been following your site for some time now and
    finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Humble Tx!
    Just wanted to mention keep up the fantastic job!

  28. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a
    doubt donate to this brilliant blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to fresh updates and will talk about this
    blog with my Facebook group. Talk soon!

  29. Hi there! This post couldn’t be written any better! Reading
    this post reminds me of my good old room mate! He always
    kept talking about this. I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good read.
    Thank you for sharing!

  30. It’s amazing to visit this website and reading the views of all colleagues about this
    article, while I am also zealous of getting familiarity.

  31. Do you mind if I quote a couple of your posts as
    long as I provide credit and sources back to your blog?
    My blog site is in the very same area of interest as yours and my visitors would
    definitely benefit from some of the information you provide here.
    Please let me know if this ok with you. Regards!

  32. Hi there! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest
    writing a blog article or vice-versa? My website goes over a lot
    of the same subjects as yours and I feel we
    could greatly benefit from each other. If you might be interested feel free to shoot me an email.
    I look forward to hearing from you! Great blog by the way!

  33. Hey There. I found your blog the use of msn. That is an extremely smartly written article.
    I will be sure to bookmark it and return to learn more of your useful info.
    Thanks for the post. I will certainly comeback.

  34. Hey there I am so glad I found your blog page, I really found
    you by mistake, while I was searching on Askjeeve for something else, Anyways
    I am here now and would just like to say thank you
    for a incredible post and a all round enjoyable blog (I
    also love the theme/design), I don’t have time to look over
    it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the superb jo.

  35. I have read a few just right stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting.
    I surprise how so much effort you put to create such a wonderful informative web site.

  36. Hi, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was
    just wondering if you get a lot of spam comments?
    If so how do you protect against it, any plugin or anything you can advise?
    I get so much lately it’s driving me mad so any assistance is very much appreciated.

  37. I do not know if it’s just me or if everybody else encountering issues with your website.
    It appears like some of the written text in your
    posts are running off the screen. Can somebody else
    please provide feedback and let me know if this
    is happening to them too? This may be a issue with my
    browser because I’ve had this happen before. Kudos

  38. It’s in fact very complex in this active life to
    listen news on TV, so I simply use web for that purpose, and take
    the most up-to-date information.

  39. Thank you a lot for sharing this with all of us you really realize what you are talking
    about! Bookmarked. Please additionally seek advice from my site =).
    We could have a link trade arrangement between us

  40. Howdy I am so excited I found your website, I really found you
    by mistake, while I was researching on Askjeeve for something else, Anyways I am here now and
    would just like to say cheers for a remarkable
    post and a all round entertaining blog (I also
    love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the minute
    but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back
    to read more, Please do keep up the great work.

  41. Excellent items from you, man. I’ve take into account
    your stuff previous to and you’re just extremely magnificent.
    I really like what you’ve obtained here, really like what you’re stating and the way through which you are saying it.
    You make it enjoyable and you continue to care for to stay it sensible.
    I cant wait to read far more from you. That is really a wonderful site.

  42. It is appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I have read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or tips.
    Perhaps you can write next articles referring to this article.

    I wish to read more things about it!

  43. Nice post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon on a daily
    basis. It’s always useful to read through content from other authors
    and use something from their sites.

  44. My developer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on numerous websites for about a year and am worried about switching to another platform.
    I have heard great things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my
    wordpress posts into it? Any help would be really appreciated!

  45. I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this
    post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty.
    You are incredible! Thanks!

  46. whoah this weblog is fantastic i really like studying your posts.
    Keep up the great work! You know, a lot of persons are looking
    round for this info, you can help them greatly.

  47. Have you ever considered publishing an ebook or guest
    authoring on other sites? I have a blog based on the same subjects you discuss and would love to
    have you share some stories/information. I know
    my readers would enjoy your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot
    me an email.

  48. I was more than happy to uncover this great site. I wanted to thank you for your time due to this fantastic read!!
    I definitely really liked every bit of it and i also have you saved
    as a favorite to look at new stuff in your website.

  49. continuously i used to read smaller content which also clear their motive, and that is also
    happening with this paragraph which I am reading at this time.

  50. Hello! I know this is kind of off-topic but I needed to ask.
    Does running a well-established website like yours require a massive amount work?
    I’m completely new to running a blog however I do write in my journal everyday.
    I’d like to start a blog so I can share my personal experience and views online.
    Please let me know if you have any suggestions
    or tips for brand new aspiring blog owners.
    Thankyou!

  51. I needed to thank you for this wonderful read!!

    I definitely enjoyed every little bit of it. I’ve got you saved as a favorite to check out new stuff
    you post…

  52. Hi there, I found your web site by way of Google at the same time as looking for a similar topic, your website got here up, it appears great.
    I have bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, simply changed into aware of your weblog
    thru Google, and found that it is really informative.
    I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful in case you continue this in future.
    Lots of people shall be benefited out of your writing. Cheers!

  53. Everyone loves what you guys tend to be up too. Such clever work and reporting!
    Keep up the fantastic works guys I’ve included you guys to my own blogroll.

  54. Wow, amazing weblog layout! How lengthy have you
    ever been blogging for? you make blogging look easy.
    The overall look of your web site is great, as well as the content material!

  55. Just wish to say your article is as astonishing. The clearness for your put up is just nice and i
    could suppose you’re knowledgeable in this subject. Fine
    with your permission let me to snatch your RSS feed to stay
    updated with forthcoming post. Thank you one
    million and please carry on the enjoyable work.

  56. Someone essentially lend a hand to make critically
    articles I would state. This is the first time
    I frequented your web page and so far? I surprised with the
    research you made to make this actual put up incredible.

    Magnificent task!

  57. Oh my goodness! Awesome article dude! Thanks,
    However I am experiencing problems with your RSS.
    I don’t understand why I can’t join it. Is there anybody else having identical RSS issues?
    Anyone who knows the answer can you kindly respond?
    Thanx!!

  58. I was suggested this web site via my cousin. I’m no longer sure
    whether or not this publish is written via him as no one else realize such
    detailed about my difficulty. You’re amazing! Thank you!

  59. certainly like your website but you need to test the spelling on several
    of your posts. Several of them are rife with spelling
    issues and I in finding it very troublesome
    to tell the truth on the other hand I’ll surely come back
    again.

  60. Hello, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer,
    it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!

    Other then that, fantastic blog!

  61. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get three emails with the same comment.

    Is there any way you can remove people from
    that service? Many thanks!

  62. Greetings from Carolina! I’m bored at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break.
    I really like the information you present here and can’t wait to take a look when I
    get home. I’m surprised at how fast your blog loaded on my
    phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways,
    great site!

  63. Hello I am so grateful I found your site, I really found
    you by accident, while I was researching on Digg for something else,
    Regardless I am here now and would just like to say thank you for a tremendous post and
    a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read
    it all at the minute but I have bookmarked it and
    also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more,
    Please do keep up the superb work.

  64. Hi there I am so delighted I found your weblog, I
    really found you by mistake, while I was browsing on Bing for
    something else, Regardless I am here now and would just like to say thanks for a incredible post and
    a all round enjoyable blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to go through it all at the
    minute but I have bookmarked it and also added your
    RSS feeds, so when I have time I will be back
    to read much more, Please do keep up the excellent work.

  65. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a colleague who has been conducting a little homework
    on this. And he actually bought me dinner simply because I found it for him…
    lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!!

    But yeah, thanks for spending some time to talk about this matter here on your
    web site.

  66. Hi, I do think this iѕ a great webѕite. I stսmbledupon іt 😉 I’m going to come
    back yet again since I book-marked it. Money and freedom is the greatest wаy
    to change, may you be rich and continue too hеlp others.

    my website: domino online

  67. I am extremely inspired together with your writing skills as neatly as with
    the format on your blog. Is that this a paid theme or did you customize it yourself?
    Anyway stay up the excellent high quality writing,
    it’s rare to look a nice weblog like this one nowadays..

  68. Ꮪimply want tto say yohr adticle is as amazing. The clarity іn your
    post іs just great and i couⅼd assume yoօu are an expert on thiѕ subject.
    Fine with yoսr ⲣermisѕion allow me to gгab your feed to keep updated with
    forthcⲟming post. Thanks a million and ρⅼease continue the rewqarding work.

    Also visit my web blog :: slot online (louisgcxl033.wpsuo.com)

  69. Hi tһere wouⅼd you mind stating whicһ blоg platform you’re using?
    I’m llooking tto start my own blog in the near future but I’m having
    a dfficult time choosing between BloɡEngine/Wordpress/B2evolution annd Drupal.
    The reason I ask is because уour design seems
    different then most blogs аnd I’m looking for something uniqᥙe.
    P.S Sorry for gettіng off-topіc but I had to ask!

    Here is my webpage … agen sbobet casino

Deixe um comentário