Os Problemas Que Sua Empresa Terá Se Não Treinar Seus Funcionários

6 minutos para ler

Como o treinamento e a capacitação de funcionários ajudarão sua empresa a crescer.

Em pleno século XXI ainda precisamos investir em treinamento e capacitação de funcionários?

Se pararmos para pensar, no final do século XIX quando aconteceu a revolução industrial, as pessoas imaginavam que as máquinas substituiriam a força humana.

A resposta para pergunta é que, atualmente, mesmo estando em plena revolução da informação, os empresários entenderam que o trabalho dos indivíduos não serão transferidos para os computadores.

As corporações descobriram que, para atingir bons resultados, precisam do empenho dos colaboradores.

Investir nessas peças únicas e individuais, que são os seres humanos, se torna essencial em uma época de desenvolvimento tecnológico, que transborda com a quantidade de softwares e aplicativos.

As pessoas ainda são a chave do bom desempenho de uma empresa e, a falta de treinamento de funcionários pode acarretar em uma perda de produtividade.

O trabalhador capacitado é um diferencial e compreender a importância de  realizar um plano de gestão de pessoas pode significar o sucesso de um negócio.

Leia também

INVESTIR EM TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS?

VEJA 5 DICAS DE COMO FAZER O TREINAMENTO VALER A PENA.

Para formar uma equipe vencedora é fundamental compreender as habilidades e talentos de cada membro e depois idealizar e desenvolver um programa de capacitação ou de treinamento.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) com 137 empresas brasileiras mostra que, cada vez mais, as instituições estão investindo na capacitação profissional de seus colaboradores.

É uma prática que depende de um olhar atento e uma análise profunda. Saber o momento certo e o conteúdo adequado são desafios que devem ser avaliados e decididos de acordo com os objetivos das instituições.

Com um bom conhecimento do capital humano envolvido é possível traçar objetivos e melhorar significativamente a performance do grupo e alcançar o resultado esperado.

treinamento e capacitação de funcionários

As necessidades de cada colaborador: como identificá-las?

1. Analise a função delegada a cada colaborador.

É preciso o perfil pessoal estar alinhado à tarefa desempenhada.

2. Avalie o desempenho do trabalhador.

Conseguir reconhecer seus resultados positivos e o método como eles trabalham se torna essencial.

3. Realize entrevistas individuais para conhecer melhor o funcionário.

Essa iniciativa é fundamental para compreender cada pessoa.

4. Observar os pontos fracos e fortes de cada indivíduo.

5. Consolide as informações coletadas.

Através da análise das competências individuais é possível traçar um plano de treinamento ou de capacitação. Mesmo sendo sinônimos são dois processos que possuem características diferentes.

Qual a diferença entre capacitação e treinamento

Capacitação significa criar uma competência, ensinar habilidades para que o indivíduo possa desempenhar novas funções com autonomia.

Treinamento é aperfeiçoar habilidades que o profissional já desempenha, melhorar um conhecimento que já foi adquirido.

Segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, consultora norte-americana de recursos humanos, investir na saúde e no bem-estar do colaborador pode aumentar a produtividade em até 50%.

Um outro levantamento realizado com mais de 400 mil trabalhadores nos EUA mostrou que planos de carreira e a gestão justa das promoções são os fatores que mais motivam as pessoas a trabalhar duro.

A pesquisa divulgada pela Harvard Business Review coloca ainda que a chance de avançar na carreira faz com que as pessoas estejam duas vezes mais dispostas a se comprometerem com o trabalho e planejarem um futuro de longo tempo em suas companhias.

A capacitação dos funcionários é cada vez mais valorizada no ambiente corporativo.

Pessoas desmotivadas podem não só prejudicar o próprio rendimento mas também influenciar outros integrantes da equipe, refletindo no espaço de trabalho como um todo.

Outro ponto é que indivíduos que recebem capacitação e treinamento desenvolvem uma fidelidade maior com a companhia ficando menos vulneráveis à troca de emprego.

Profissionais bem treinados podem assegurar a competitividade da empresa aumentando a eficiência e os lucros. Investir no desenvolvimento das pessoas garante a produtividade e a alta qualidade.

Promover um bom ambiente de trabalho pode ser muito mais que fazer a gestão das pessoas é importante envolver todo o grupo em um trabalho contínuo de treinamento e capacitação e só dessa maneira alcançar os resultados esperados.

Leia também

10 TIPOS DE TREINAMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO PESSOAL QUE SUA EMPRESA PRECISA PARA ONTEM.  

 Existe um provérbio africano que diz: “Se você quer chegar rápido, vá sozinho. Se você quer chegar longe, vá acompanhado.”

Conseguir uma equipe alinhada, que alcance os objetivos traçados é um desafio que pode e deve ser vencido. Afinal, os resultados dependem do empenho de cada um.

Promover o treinamento pode ser o ponto decisivo para uma empresa crescer.

Por que o investimento em treinamento e capacitação de funcionários vai ajudar sua empresa a crescer?

1. Solução de Problemas

É possível imaginar que um integrante de uma equipe que esteja bem treinado consiga solucionar questões do dia a dia mais rapidamente, não precisando consultar chefes ou superiores.

Esses funcionários ficam mais aptos a solucionarem problemas com agilidade e tendo mais tempo para produzir.

2. Melhor desempenho

 Capacitar uma equipe significa receber tarefas e projetos bem executados, evitando desperdício de tempo e energia em corrigir trabalhos imperfeitos.

3. Pensamento inovador

Além dos trabalhos bem-feitos, trabalhadores treinados conseguem desenvolver um pensamento inovador, que pode levar uma empresa a níveis de sucesso jamais imaginados.

Um exemplo clássico é a IBM  que tem em seu DNA o investimento em inovação.

4. Descoberta de talentos

Outro benefício para as empresas é que os treinamentos e capacitações podem direcionar os profissionais para áreas mais adequadas e também descobrir talentos.

5. Equipe motivada

Manter a equipe motivada também diminui a alta taxa de rotatividade de funcionários (turnover),  que  geralmente afetam o orçamento das empresas.

6. Ser referência no mercado

Uma equipe atualizada pode deixar a corporação à frente das concorrentes aumentando suas chances de se tornar referência no mercado.

7. Melhor integração da equipe

Com investimentos em cursos e aperfeiçoamento é possível melhorar a capacidade de entrosamento do grupo e também sua eficiência, favorecendo o trabalho em equipe.

8. Maior produtividade

Funcionários motivados trabalham melhor e aumentam a produtividade.

9. Atender bem todas as necessidades da empresa

Através do treinamento e desenvolvimento profissional, os trabalhadores conseguem melhorar técnicas e conhecimentos, atendendo às necessidades da corporação.

Você também pode gostar

Deixe um comentário