Modelo de gestão empresarial: conheça 7 formas de implementar!

7 minutos para ler

Adotar um modelo de gestão empresarial é fundamental para que todos os colaboradores saibam de forma clara e direta quais os rumos que a empresa deve seguir e quais os resultados esperados.

Existem vários tipos de gestão empresarial, mas independentemente do modelo escolhido o propósito será sempre o de manter toda a equipe unida em direção do mesmo objetivo.

Neste artigo, você conhecerá os passos fundamentais para implementar um modelo com sucesso. Acompanhe!

O que é gestão empresarial?

É o ato de administrar, controlar e estruturar os processos de uma organização, utilizando estratégias e ações eficientes para encontrar os problemas, evitar as falhas, corrigir os erros e mensurar os resultados. São diversas ações que levam sua empresa pra frente.

Quando se trata de pequenas e médias empresas (PMEs), o foco da gestão empresarial está voltado para as atividades administrativas, financeiras e operacionais do negócio, tendo como principais objetivos:

  • estruturar os departamentos, o processo e o funcionamento;
  • criar um plano de negócio e um planejamento estratégico, além de fazer alterações sempre que houver necessidade no decorrer dos processos;
  • analisar e definir estratégias para as finanças, visando alcançar os objetivos previamente estabelecidos;
  • realizar a gestão de pessoas e mensurar a produtividade, focando o desenvolvimento e a expansão;
  • controlar as compras de matéria-prima e os estoques, para evitar desperdícios;
  • promover a redução de custos;
  • criar estratégias de marketing e monitorar a exposição da marca;
  • manter o empreendimento em constante crescimento entre outras atividades.

Por que implementar um modelo de gestão empresarial?

Tanto para uma multinacional quanto para um pequeno empreendimento, a implementação de um modelo de gestão empresarial é o pilar para o sucesso. Em outras palavras, a evolução das PMEs passa pela adoção de métodos que podem gerar impactos positivos para a sustentação do negócio.

Contudo, muitos empreendedores, por acharem erroneamente que esse é um processo demorado, que pode engessar a companhia ou ainda por falta de habitualidade e conhecimento, negligenciam a importância de adotar boas práticas de gerenciamento. Diversas pesquisas e especialistas em PME ratificam a relevância da adoção de plano e modelos de atuação estruturados.

Em um mercado cada vez mais competitivo, altamente dinâmico e em constante mudança, é indispensável saber o que está fazendo, como e por que, para que as diretrizes e decisões sejam bem-sucedidas.

Como implementar um modelo de gestão empresarial?

As organizações que adotam um modelo de gestão empresarial garantem processos mais eficazes e conquistam melhores resultados.

Conheça algumas práticas que contribuem para o sucesso da implementação.

1. Conheça a realidade da sua empresa

Quando se tem conhecimento dos erros, acertos e limites da companhia, o empreendedor consegue perceber com antecedência os problemas mais graves e agir com eficácia para evitá-los.

A partir de uma análise do campo de atuação no qual a sua empresa está inserida, é possível traçar estratégias mais eficientes de alcance de novos mercados e clientes.

É preciso saber se os custos de produção estão dentro do planejado, quem é o público-alvo, se há espaço para crescimento no mercado, entre outras questões necessárias para o gerenciamento de um negócio.

Também se deve definir em que ponto o seu produto ou serviço é forte e competitivo, os pontos que precisam de melhorias e que exigem investimento maior. Com essas informações, o gestor pode planejar a gestão e decidir quais as ações prioritárias.

2. Atente para o mercado

Diariamente, o mercado se atualiza com novas ferramentas e soluções. Por isso, a organização precisa se manter atenta e inteirada com o que há de melhor para não ficar para trás, além de ser uma forma de ter mais agilidade na tomada de decisões, reduzindo os possíveis erros.

Conhecer a realidade do empreendimento é fundamental e deve se somar ao conhecimento de como o mercado se comporta, pois a equalização desses ambientes, interno e externos, é o que pode gerar uma boa automatização dos processos e para a expansão dos negócios.

Quando um modelo de gestão empresarial é adotado, os profissionais envolvidos têm como missão analisar o mercado e a concorrência, para trazer novidades e soluções inovadoras na busca dos melhores resultados.

3. Entenda os seus clientes

É primordial conhecer com profundidade o seu público-alvo, a fim de saber quais são suas necessidades, dores e expectativas em relação à sua marca.

Quando a organização entende seus consumidores, pode elaborar estratégias específicas e pontuais para vender seus produtos e serviços de forma mais eficaz. Para tanto, crie uma carteira de clientes, separando-os por perfis, tipos de produtos que consomem, quanto costumam gastar e com que frequência.

Esse levantamento é importante, pois permite conhecer cada grupo de consumidor, resolver os problemas existentes, identificar melhorias e saber como encantar e surpreender os clientes, fazendo com que se identifiquem e se fidelizem à sua marca.

4. Automatize os processos

Quando a companhia adota um modelo de gestão empresarial, precisa ter uma visão ampla sobre o negócio. A automatização dos processos ajuda a manter a organização e o controle das informações, além de agilizar as tomadas de decisão.

Todos os dados gerados pela sua empresa são importantes e devem ser armazenados com segurança. Assim você pode optar por um sistema de hospedagem em nuvem que também permite maior dinamismo no acesso a documentos e arquivos por meio de dispositivos móveis.

5. Mapeie os problemas

Mapear os problemas detalhadamente permite avaliar cada processo, identificar e priorizar aquilo que necessita de intervenção imediata e o que pode ser resolvido com prazo maior.

Também ajuda a entender as causas dos gargalos nos procedimentos que podem estar causando retrabalhos e desperdícios, comprometendo a execução das tarefas diárias e dificultando o cumprimento das metas e o alcance dos objetivos.

Muitos problemas acabam sendo incorporados na rotina de trabalho dos colaboradores, tornando-se pontos cegos e difíceis de ser identificados. Por isso, é essencial utilizar ferramentas de qualidade e métodos capazes de estudar todos os aspectos dos processos.

6. Defina e implemente soluções

A definição correta de cada problema é reconhecida como uma das mais importantes etapas para uma boa solução. Uma definição equivocada pode levar à solução de problemas errados, causando mais perdas de tempo e dinheiro.

Para encontrar a melhor solução é necessário ter conhecimento de causa e entender o motivo de cada problema, olhá-lo de diferentes formas e perceber suas particularidades.

Depois de realizar essa análise, é o momento de melhorar e agilizar os processos, definindo o caminho mais adequado para introduzir as mudanças ou para dar continuidade àquilo que está indo bem.

7. Avalie os resultados

Após aplicar as soluções definidas, aguarde e observe os resultados. Verifique se são positivos ou negativos. Se a resposta for negativa, avalie mais uma vez e aplique uma nova solução.

“O que não é medido não é gerenciado” (KAPLAN; NORTON, 1997).

Mensure e avalie o desempenho das estratégias executadas, compare os valores alcançados com os objetivos desejados e estabeleça ações corretivas se os resultados estiverem abaixo do esperado. Se tudo estiver dentro do previsto ou superar as expectativas, divulgue para a equipe, estimulando-a para novos desafios.

Como você pode perceber, adotar um modelo de gestão empresarial é determinante para o sucesso de qualquer negócio. Contudo, a escolha inadequada do modelo pode ter efeito contrário, trazendo muito prejuízo para a companhia.

Por isso, é imprescindível contar com o auxílio de uma empresa especializada para garantir um processo organizado e uma atuação de alta performance.

E então, você já consegue gerir o seu negócio de maneira eficaz? Quer mais detalhes sobre como implementar as melhores práticas de gestão? Entre em contato conosco! Teremos prazer em atendê-lo para esclarecer suas dúvidas.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-