6 estratégias de diferenciação para pequenas empresas

estratégias de diferenciação
7 minutos para ler

O mercado de pequenas empresas está bastante saturado no cenário atual. Há diversas instituições que oferecem os mesmos produtos e serviços que os seus, sendo assim, é necessário buscar estratégias de diferenciação para prosperar nos negócios e garantir mais espaço no mercado.

Portanto, para ter sucesso, é necessário que o empresário foque diretamente no diferencial e, para isso, deve saber que há vários pontos específicos a serem investidos. A diferenciação deve estar presente eficazmente na abordagem, no atendimento e no pós-vendas.

Por isso, apresentaremos a seguir as principais estratégias de diferenciação para que pequenas empresas B2B se diferenciem no mercado. Continue a leitura e confira!

Quais as principais estratégias de diferenciação para pequenas empresas?

Para conseguir um bom espaço no mercado, é necessário conter a concorrência. Para fazer isso, é preciso manter os olhos fixos em tudo o que o seu concorrente realiza, com o intuito de analisar os acertos e os erros que são cometidos.

Em conformidade, há várias estratégias para se aderir nas instituições, buscando driblar os empecilhos e aumentar consideravelmente o número de vendas. Mostraremos abaixo as principais estratégias para se usar na sua pequena empresa!

1. Foque no cliente

Esse fator é primordial, visto que é de suma importância direcionar as suas vendas ao consumidor. Nada adiantará se você desenvolver um excelente produto ou marca e não os manter alinhados ao seu tipo de cliente.

É imprescindível entender profundamente as necessidades do consumidor, a fim de apresentar os seus produtos como solução. Portanto, as suas campanhas publicitárias devem ser voltadas para o público, mostrando que o produto oferecido está ali para solucionar os problemas dos clientes.

2. Invista em design e comunicação visual

O design da sua empresa é um ponto-chave para ter visibilidade no mercado. Ele pode ser empregado por meio da internet, em vitrines ou nas embalagens dos produtos vendidos pela sua instituição. A maneira como você demostra seus serviços é o diferencial.

Imagine a seguinte situação: você necessita de uma pessoa para realizar limpezas gerais no seu escritório. Assim, você buscou em páginas do Facebook e obteve os seguintes resultados:

  • na primeira página encontrada, os anúncios de divulgação não eram profissionais e estavam com pouca resolução, mas o preço a ser pago era baixo.
  • na segunda página encontrada, todas as postagens estavam desatualizadas e as imagens postadas não pareciam relacionadas com o serviço a ser contratado. Não havia o preço.
  • na última página, as postagens estavam todas atualizadas. Além disso, o design e as imagens apresentavam um padrão moderno. As informações estavam completas e os preços expostos.

Qual a sua opinião sobre isso? Qual página você gostaria de contratar os serviços? Espero que seja a última. Viu como a comunicação visual é crucial para a visibilidade da sua empresa?

3. Mantenha uma boa relação com os seus clientes

Para empregar estratégias diferenciadas no âmbito empresarial, é fundamental manter um frequente e bom diálogo com o público.

As instituições empresariais preferidas do consumidor são aquelas em que ele deposita sua confiança sem se decepcionar. E para garantir isso, é preciso estabelecer uma relação de cordialidade com o cliente.

A exemplo disso, temos a Apple, que se diferenciou notoriamente no mercado com a produção do iPhone — aparelho muito bem-conceituado e que garante satisfação de um dinheiro bem gasto aos consumidores desse produto.

Isso está relacionado, também, à forma como os produtos são expostos na mídia. Quando essa estratégia é bem-feita, é possível ganhar vários seguidores nas redes sociais, que devem ser atualizados sobre as suas inovações.

Além disso, o público consumidor se sente muito mais atraído por marcas mais comunicativas, que utilizam sempre mensagens claras e diálogos diretos.

4. Inove sempre

Para que uma empresa consiga se destacar no mercado global existente, é necessário que ela se prepare muito bem.

Para colocar isso em prática e ver resultados excelentes no seu negócio, é preciso conhecer minunciosamente o mercado em que a organização atua e estar sempre por dentro das práticas dos seus concorrentes.

Além do mais, para oferecer um serviço diferenciado, você precisa ter noção de tudo o que está acontecendo à sua volta, e, assim, descobrir quais pontos precisam ser mudados e quais devem apenas ser aperfeiçoados.

Por isso, a palavra “inovação” deve estar sempre presente no seu dicionário empresarial. Mantenha a mente aberta para novas atualizações de serviços e produtos.

5. Não tenha medo dos seus concorrentes

Esse fator gera muito retrocesso nas instituições atuais, visto que o receio de não ser um bom competidor, pode mantê-lo na “mesmice”, estagnando os seus futuros projetos.

Não tema e muito menos se inferiorize diante da concorrência, ainda que eles tenham mais tempo no mercado do que você. Pode parecer banal e desafiador, mas a concorrência deve fazer parte do seu mundo de negócios. Afinal, é por meio das movimentações dela que você direciona as suas ações, analisando quais pontos devem ser moldados.

Consegue perceber que é a concorrência que direciona você para a procura de melhorias e ideias inovadoras? Fazendo isso, você cativará ainda mais os seus clientes.

Vale pontuar também que, para se destacar no mercado global, é preciso ter coragem para aceitar e enfrentar novos desafios. Portanto, esteja sempre à disposição de mudanças e confira, com efeito, um futuro promissor e qualificado.

6. Entregue mais do que prometeu

Esse aspecto não direciona você a dar produtos a mais ou de graça para o consumidor. Na verdade, apenas leva ao ponto de que é imprescindível você agregar valor sobre os itens que foram comprados pelo cliente.

Explicando melhor, essa atitude propõe cativar ainda mais o consumidor. Para isso, é possível proporcionar embalagens mais sofisticadas, recados personalizados com o nome do cliente, produtos exclusivos dedicados apenas ao consumidor, promoções relâmpagos etc.

Lembre-se sempre de que o cliente não busca somente o melhor preço, mas a qualidade dos serviços oferecidos, a notoriedade da empresa e a visibilidade dela no mercado existente.

Qual a importância de adotar estratégias de diferenciação?

A adoção das estratégias de diferenciação é de suma importância para as empresas de pequeno porte, pois quanto mais visibilidade e eficiência tiverem, mais o seu porte será pouco relevante para adentrar no mundo dos negócios.

O aperfeiçoamento na gestão é um ponto muito importante para o progresso de qualquer empresa, ainda que ela esteja passando por períodos de crise.

Neste post, apresentamos as 6 principais estratégias de diferenciação para as pequenas empresas B2B. Use as nossas dicas para melhorar o progresso efetivo da sua instituição no mercado global, que a cada ano se torna cada vez mais competitivo.

Gostou do nosso post? Então, siga a Working Better nas redes sociais e acompanhe nossas novidades. Estamos no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário