Empresas de treinamento corporativo: como escolher a melhor?

6 minutos para ler

Ao detectar a necessidade de especialização, a gestão começa a pensar sobre como escolher o serviço ideal no meio de tantas empresas de treinamento. Contudo, no mercado atual, é preciso ter expertise para não ficar para trás e isso também abrange o desenvolvimento do capital humano.

Isso quer dizer que os treinamentos devem ser vistos como um aliado da estratégia e não apenas um corretor de habilidades pontuais da operação. Diante disso, como escolher a empresa certa para cuidar da capacitação da equipe para obter eficiência e sucesso nos treinamentos? Mostraremos tudo neste artigo. Acompanhe!

Qual é a importância da capacitação do time empresarial?

Investir na capacitação dos gestores e colaboradores faz com que a organização se torne a cada dia mais competitiva. Isso se dá graças à importância do capital intelectual. Quando a gestão se preocupa em construir um clima corporativo que incentiva o aprendizado, é possível desenvolver métodos de forma que toda a equipe pense melhor.

Assim, sempre há uma mentalidade regendo a execução das tarefas, ou seja, o sistema estabelecido — pró-aperfeiçoamento — orienta boas práticas e a preocupação com capacitação confirma a eficiência desse modelo. Ao ter direção, lideranças e operacional alinhados nesse modo de pensar e agir, a empresa cresce na totalidade.

Os treinamentos devem ser pensados de forma que o conteúdo — e a maneira como ele é compartilhado por todos — agregue valor ao negócio, contribuindo com a cultura organizacional estabelecida e mantendo um ambiente de aperfeiçoamento. Por isso, a empresa que os aplica deve ser escolhida minuciosamente, seguindo critérios estratégicos.

O que analisar nas empresas de treinamento?

Quais são os objetivos que a sua administração pensa em atingir quando decide a necessidade de um treinamento? Quanto mais eficiente for o método proposto pela empresa que desenvolve os treinamentos, melhor vai ser o resultado.

Sendo assim, antes de qualquer coisa, a direção deve pensar na capacitação como uma ação que necessita de planejamento, definindo prioridades e organizando as demandas em relação aos treinamentos.

Para orientar a escolha da melhor empresa de treinamento, destacamos 5 itens para que a gestão de pessoas analise a qualidade do serviço e a compatibilidade dele com a necessidade antes de bater o martelo. Quer saber quais são eles? Veja os tópicos a seguir!

1. Metodologia de ensino

O primeiro item que os recursos humanos devem observar numa empresa que oferece capacitação é a metodologia. Qual é o sistema usado para desenvolver, aplicar e medir os resultados dos treinamentos?

De fato, é preciso observar qual é o caminho que a empresa de treinamento e desenvolvimento traça para atuar. Como essa instituição colabora para o crescimento do empreendimento? Ela valoriza a tarefa ou a competência?

Ao obter todas as informações sobre o método, cabe à gestão ponderar e decidir se é funcional e interessante para o negócio. Modelos que buscam solucionar o problema com tarefas pontuais sem desenvolver uma mentalidade por trás da ação são ineficientes.

2. Foco do treinamento

A palavra “desenvolvimento” trata de algo em progressão. O treinamento precisa ser direcionado para o crescimento dos colaboradores e, consequentemente, da organização. Observe se a empresa que o oferta tem um compromisso real com os resultados, acompanhando o processo de evolução que ocorre quando há capacitação da equipe.

3. Legado da proposta

Aqui, a pergunta é: qual é o valor do treinamento? É preciso se livrar da ideia de que o treinamento só serve para melhorar a produtividade de um setor em específico, reciclar algum conhecimento em especial e adequar a linha operacional à nova norma.

A capacitação precisa ter algum valor estratégico. Sendo assim, o RH deve sempre buscar qual é o diferencial da empresa de treinamentos, podendo usufruir do legado que aquele aprendizado deixa na organização.

4. Qualificação dos treinadores

Quem aplica os treinamentos? Os treinadores precisam ser pessoas altamente experientes — tanto na teoria e na técnica quanto na prática e vivência — e competentes. Antes de contar com uma empresa parceira no crescimento do negócio deve-se saber quem são os mestres que vão atuar orientando a sua equipe para garantir a qualidade do treinamento.

5. Aplicação da andragogia

Nós falamos de treinadores que dominam a área e dispõem de muito conhecimento e tópicos modernos para passar. Nada pior do que estar diante de alguém que tem muito a acrescentar mas sentir que seu discurso é totalmente maçante.

O treinamento deve ser didático e dinâmico para ser proveitoso. A andragogia rege a educação para adultos, sabendo direcionar desafios e uma visão prática do que está sendo proposto naquele espaço, em que adultos precisam aprender. Os estudos da andragogia mostram que adultos gostam de conteúdos contextualizados na prática, com exemplos reais, atividades justificadas com o uso efetivo do aprendizado e até aceitam conceitos ou situações lúdicas desde que percebam a utilidade.

Quais diferenciais essas empresas devem oferecer?

Se você quer resultados de alta performance, busque por uma empresa de treinamento de alta performance. A razão de ser dessa empresa deve estar em harmonia com a do seu negócio para que a capacitação dos colaboradores seja um sucesso e contagie todo o empreendimento.

Relação com o conceito de capital intelectual

Principalmente quando falamos do desenvolvimento de cargos de alto escalão, as pessoas pensam em centralizar a expertise do negócio. O diferencial que uma empresa de treinamento deve ter é esse: prezar o capital intelectual, usando métodos que façam ele valer em toda a organização, desde a alta cúpula até a linha de frente.

A valorização das boas práticas e da mentalidade eficiente é o que move uma atuação excelente. A administração precisa se atentar para a urgência no acúmulo de conhecimento no negócio, usando-o como um pilar e não focando toda a especialização do empreendimento em uma liderança ou setor específico.

Busque por esse conceito ao analisar as empresas de treinamento. É importante que a gestão de pessoas aja para que, por meio do desenvolvimento dos colaboradores, o negócio se perpetue, agregando cada vez mais valor a todos os processos que executa, acumulando o conhecimento e compartilhando mentalidade de atuação inteligente por toda a organização.

Quais são os resultados que a gestão do seu negócio espera ao planejar o treinamento e desenvolvimento de pessoas? Entre em contato conosco, compartilhe as demandas do seu empreendimento e saiba como podemos participar do crescimento dele!

Você também pode gostar