Descubra 8 motivos para você investir em vendas e marketing em 2019

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Investir em vendas e marketing é o único meio de impulsionar a empresa para o sucesso. Mas e as empresas de porte menor? Podem fazer o mesmo? Não apenas podem, mas devem. Com uma boa estratégia, independentemente do tamanho, muitas empresas podem competir de igual para igual; ou muito próximas disso.

Assim, conheça as 8 principais vantagens desse investimento e analise se ele pode ajudar o seu negócio. Para começar, vamos descrever rapidamente o cenário atual. Confira!

Como funciona vendas e marketing na empresa?

Na atualidade, um novo modelo de funcionamento de vendas e marketing tem sido incorporado pelas empresas bem-sucedidas. No passado, o marketing trabalhava concentrado em divulgações promocionais ou ações de fortalecimento de marca. Já a área de vendas operava de forma independente do marketing e invasiva para o consumidor. Vamos entender isso melhor!

Especialmente as organizações de grande porte gastavam verdadeiras fortunas nas mídias tradicionais, para tornar suas marcas conhecidas do público. Paralelamente, o setor de vendas usava de artifícios apelativos com o objetivo de vender para o maior número de pessoas que conseguisse convencer, precisassem ou não do produto.

Com as mudanças que ocorreram com a informatização das empresas, o aumento da variedade de informações disponíveis e da concorrência, o consumidor passou a ter um maior poder no processo de compra e, somado a outros fatores, isso forçou com que as empresas se adaptassem.

Dessa forma, o marketing e as vendas passaram a trabalhar com um maior alinhamento, o que diminui a incidência de erros. De acordo com o conceito atual, o marketing se concentra em um público mais específico, muito bem definido, centrado em gerar oportunidades reais de negócios.

Em uma relação de continuidade, as vendas têm agora a função de transformar essas oportunidades em negócios concretos, mas sem a postura invasiva de antes; sem “forçar a barra”.

Auxiliada pelo marketing, a área de vendas se concentra em leads qualificados, prontos para comprar. Isso depois de eles terem sido trabalhados pelo marketing para que se conscientizassem de uma necessidade e buscassem uma solução para ela: o produto comercializado.

Em outras palavras e de forma resumida, o marketing assumiu uma função educativa: ensina o que o cliente precisa saber para decidir pela compra; e as vendas, uma postura consultiva: auxilia na tomada de decisão de compra.

Quais as vantagens de investir nessas áreas?

Basicamente, a adoção e o investimento nesse novo modelo de alinhamento entre marketing e vendas favorece a jornada de compra do consumidor.

Isso implica em maior retorno sobre o investimento, pois os dois departamentos focam suas ações no que realmente gera resultados. Vejamos esses ganhos mais detalhadamente.

1. Permite uma mensuração precisa e o aprimoramento constante

Outra grande mudança é que, no marketing tradicional, era muito difícil mensurar os resultados com precisão. Imagine que as empresas investiam em televisão, rádio, revistas e mídia exterior, por exemplo, mas não tinham como monitorar o caminho que o consumidor percorria até chegar a elas.

Com o marketing digital é possível acompanhar em detalhes o caminho que o cliente percorre na rede até decidir pela aquisição do produto ou serviço. Desse modo, é mais fácil focar nas ações certas, como mencionamos acima.

2. Fortalece a marca

A construção e gestão da marca assumem um papel ainda mais importante nos dias de hoje, onde os consumidores estão mais críticos, conectados e exigêntes.

Fortalecer a marca significa formar uma reputação positiva sobre o seu negócio. É muito mais sobre o que o seu público pensa da empresa, do que sobre uma imagem bonita e conhecida.

A marca deve representar uma verdade da empresa, que tenha um forte significado e valor para o consumidor.

Assim sendo, uma marca forte facilita a relação com o cliente. Uma empresa totalmente desconhecida tem mais dificuldade de consquistar confiança e credibilidade e, embora as tendências apontem para a valorização de novos negócios, a reputação sempre será importante.

A diferença é que, na atualidade, os esforços são mais concentrados naquelas pessoas com maior potencial de compra. Os investimentos no marketing moderno concentram as ações no público certo e, desse modo, potencializam os resultados.

3. Aumenta a competitividade

competitividade é resultado da capacidade da empresa em gerar um valor superior para o cliente, em relação aos demais competidores (concorrência). Quanto mais valor ele reconhecer no seu produto ou serviço, mas propenso ele estará para fazer negócios com você.

Com marketing trabalhando com uma função educativa e as vendas como uma função consultiva, por si só já gera um valor superior para o cliente.

Aliado a isso, a coleta constante de informações por meio de indicadores, permite identificar em detalhes o que pode ser feito para encantar o cliente cada vez mais.

Essa política favorece a inovação e melhora o foco no cliente certo, o que tem influência direta na competitividade.

4. Melhora a satisfação e a experiência do cliente

Esse resultado de aumento de competitividade também está relacionado à melhora dos índices de satisfação dos clientes e da experiência de compra deles. Isso mereceu um capítulo exclusivo sobre porque a experiência de compra tem um papel bastante significativo e particular.

Os investimentos em marketing e vendas favorecem a experiência de compra quando são usados para identificar em detalhes como ocorre a jornada do consumidor e alinhar os processos da empresa a ela.

Isso produz insights que são aproveitados para criar uma experiência que flui mais naturalmente, que favorece a decisão de compra e o relacionamento com o publico.

5. Diminui os custos de aquisição de clientes

Por estar centrado no público certo, se basear em informações detalhadas e na execução de ações de venda para os clientes mais propensos fechar o negócio, o investimento é mais assertivo e, desse modo, os custos de aquisição de vendas são mais bem aproveitados.

Os gastos com locomoção, divulgação e todos os outros necessários para se relacionar com o cliente e vender para ele, diminuem em relação aos resultados que geram. Ou seja, é um processo de aprimoramento no qual é possível fazer mais com menos.

6. Gera mais oportunidades de negócio e melhora a conversão

Todo o conhecimento sobre a jornada de compra do consumidor, suas necessidades, desejos e expectativas que é produzido com os investimentos em marketing, cria um número maior de oportunidades de negócio.

Por sua vez, o setor de vendas usa essas mesmas informações para aumentar o percentual de conversão de oportunidades em vendas. Em suma, estamos falando de mais leads e um melhor aproveitamento deles.

7. Alinha o seu negócio com as tendências de Transformação Digital

As empresas estão em um processo acelerado de digitalização. Como consequência dos investimentos em marketing, as organizações incorporam naturalmente novas ferramentas, inovações e a cultura da transformação digital.

Isso é fundamental para que os empreendimentos se modernizem e se preparem para as mudanças que estão por vir e que alterarão ainda mais a forma como trabalhamos, nos relacionamos e compramos.

8. Melhora o foco estratégico do negócio

Muitos negócios ainda operam com um foco mais operacional e buscam melhorar a eficiência para sobreviver no mercado. Isso é importante, mas insuficiente para manter a empresa competitiva.

Por isso, concluímos o nosso texto sobre vendas e marketing com a lembrança da importância de usar as informações geradas pelos investimentos em marketing para favorecer um foco mais estratégico.

Com o investimento certo é possível automatizar vários processos e procedimentos, e usar a economia de tempo que a automatização propicia para perseguir os objetivos centrais da empresa.

Agora que você conhece os motivos principais de investir nesses setores, sinta-se convidado a entender melhor sobre como fazer isso. Saiba mais sobre como alavancar sua empresa com marketing, comunicação e vendas.

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