Quais são as principais competências gerenciais para um bom líder?

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Você saberia dizer quais são as principais competências gerenciais que um bom líder deve ter? Quais habilidades são necessárias para que um gestor execute suas responsabilidades com maestria?

Pois bem, hoje em dia, mais do que nunca, as pessoas priorizam líderes que sabem trabalhar em equipe, respeitando as particularidades de cada membro do time da empresa. Afinal, no ambiente institucional, quanto o profissional é preparado, maiores são as chances de que ele se desenvolva e influencie quem está à sua volta.

Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo com os principais aspectos que você precisa conhecer sobre as competências gerenciais que um bom líder deve ter. Acompanhe a leitura para conferir!

O que são competências gerenciais?

De forma simplificada, é o conjunto de atitudes, conhecimentos e habilidades que um gestor precisa para obter sucesso nas responsabilidades e tarefas que se dispõe a realizar.

Levando em consideração que esse profissional precisa comunicar-se constantemente com pessoas, como funcionários, clientes, fornecedores, parceiros etc., alguns exemplos práticos de competências gerenciais são persuasão, liderança e organização.

É claro que as competências necessárias para uma gestão eficiente podem variar com base no contexto mercadológico em que a companhia se encontra e no time de trabalho no qual o líder está inserido.

Quais são as principais competências gerenciais que um bom líder deve ter?

Os desafios que o mundo corporativo reservam são constantes e variados, o que significa que, para sobreviver e garantir uma posição de destaque no mercado moderno, é preciso ter jogo de cintura e adaptar-se às mudanças.

Portanto, não basta ser líder de uma equipe, é fundamental conhecer as competências gerenciais e trabalhar para que elas sejam aprimoradas dia após dia. Entre as diversas competências que o líder deve desenvolver, podemos citar:

  • inteligência emocional e social;
  • empreendedorismo empresarial;
  • visão estratégica e sistêmica (de longo prazo);
  • comunicação interpessoal assertiva;
  • gestão de equipes e processos;
  • rapidez para solucionar problemas;
  • habilidade de gestão do tempo e das tarefas;
  • capacidade de resolver conflitos internos e externos;
  • atuação mais estratégica e planejada;
  • inovação (pensar fora da caixa);
  • capacidade de agregar networking de valor;
  • habilidades de comunicação e negociação;
  • foco em evolução contínua (aprimoramento constante);
  • resultados sempre acima da média;
  • habilidades multidisciplinares.

Como desenvolver suas competências gerenciais?

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o assunto, mostraremos as melhores práticas para adquirir e desenvolver as competências gerenciais e se tornar um ótimo líder.

Esteja sempre em busca de conhecimento

A sede por aprendizado deve ser uma constância na vida de um gestor que deseja manter-se atualizado em seu nicho de atuação. Se você pretende adquirir novos conhecimentos, deve estar sempre em busca de informações, seja por meio de cursos e treinamentos, livros ou simplesmente por tentativa e erro.

Acredite em sua capacidade de aprendizado

Muitas pessoas deixam de alcançar seus objetivos por não terem confiança nas próprias capacidades. Um bom líder deve acreditar, acima de tudo, que ele é capaz de fazer e conquistar o que for preciso para si e para o bem coletivo.

Pratique

Já ouviu a máxima “a prática leva à perfeição”? Pois bem, como líder, essa deve ser a sua realidade. Praticar o que aprendeu dia após dia é o caminho para que suas habilidades e competências sejam desenvolvidas.

Inspire confiança

Um líder nato não é aquele que consegue alcançar seus objetivos impondo medo e intimidando as pessoas. Liderar é um modelo a ser seguido, isto é, inspirar quem está ao seu redor, seja no círculo de amigos, na família ou na empresa. Mais uma vez, para transmitir confiança, é preciso confiar em si. Afinal, ninguém segue alguém que não tem certeza do que quer.

Pense a longo prazo

O verdadeiro líder consegue ver muito à sua frente. A perspectiva de futuro é uma habilidade nata, mas pode ser trabalhada desde que ele tenha a mente aberta a novas ideias.

O fato é que a conquista por grande objetivos exige muito que o líder saiba lidar com o presente. Da mesma forma, o presente ensina muito sobre o que virá pelo caminho.

É preciso aceitar que muitas perdas são necessárias para que um futuro maior seja construído. Essa visão clara é o que faz com que os bons gestores não percam a fé em seus princípios e continuem lutando pelo que acreditam.

Aprenda com as experiências anteriores

Por falar em presente e futuro, não poderíamos deixar de citar a importância que o passado tem no aprimoramento das competências gerenciais. Dito isso, um bom líder não perde seu tempo lamentando-se pelo que passou, pois ele sabe que, por mais que as coisas não tenham saído como ele planejou, lições valiosas foram aprendidas com as experiências anteriores.

Como a Working Better pode ajudar?

Como já mencionamos, muitas competências gerenciais devem ser natas. Entretanto, isso não quer dizer que não podem ser trabalhadas e desenvolvidas. Felizmente, hoje podemos contar com formações, cursos e capacitações para aprimorar os conhecimentos sobre empreendedorismo.

Nesse aspecto, a Working Better tem uma série de soluções que pode ajudá-lo a pensar e agir melhor e alcançar resultados mais satisfatórios, não apenas em termos financeiros, mas também no que se diz respeito à sua realização profissional e pessoal.

Nós temos metodologias voltadas para desenvolver todas as habilidades necessárias para que você atinja suas metas de curto, médio e longo prazos dentro de sua área de atuação. Por meio de nossos cursos, você desenvolverá:

  • visão sistêmica e ampla sobre seu papel como líder;
  • comunicação muito mais eficiente;
  • empatia;
  • foco;
  • disciplina;
  • negociação e persuasão;
  • liderança;
  • rapport;
  • gestão do tempo;
  • planejamento estratégico.

Além disso, vai otimizar suas relações interpessoais, o que refletirá diretamente em um ambiente de trabalho mais saudável, harmonioso e produtivo para todos.

Como você pôde conferir neste artigo, as competências gerenciais fazem toda a diferença na vida de um profissional que tem a responsabilidade de se comunicar com pessoas com diferentes perfis comportamentais. Mostramos, também, como suas habilidades de liderar podem ser desenvolvidas para que ele se torne gestor com perspectiva de inovação e preparado para negociar, convencer e encantar.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a desenvolver as competências gerenciais para que você se torne um líder exemplar? Então, entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções!

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