Como o atendimento ao cliente te ajuda a vender mais

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Atualmente, é comum ouvirmos falar que o atendimento ao cliente pode impulsionar as vendas, certo? Mas nem sempre as empresas sabem como fazer isso e essa ideia fica apenas no plano conceitual. É  o seu caso?

Não se preocupe, escrevemos esse artigo pensando em ajudar você a vender mais utilizando boas práticas de atendimento ao cliente. Então, confira nossas dicas!

  • Excelência no atendimento garante uma boa recomendação

O atendimento pode ser determinante para a experiência do cliente. Quando ele tem uma boa experiência com determinada empresa, a tendência é que a indique aos conhecidos. E o que isso significa? Mais oportunidades de novas vendas! Afinal, quem não leva em consideração a opinião de um amigo na hora de realizar uma compra, não é mesmo?

Da mesmo forma, quando a experiência é negativa, a tendência é o cliente falar mal da empresa — e isso acontece até com maior frequência do que o primeiro caso. Ou seja, você perde oportunidades de conquistar novos consumidores, além, claro, de correr o risco de perder o cliente que teve a experiência ruim.

Por isso, garanta uma jornada de compra fluida e que atenda as expectativas do cliente. Ajude-o a alcançar o sucesso que ele buscava ao adotar sua solução.

  • Aproveite o atendimento para fazer cross-sell e up-sell  

Um dos momentos mais importantes para qualquer empresa é a pós-venda, afinal, ela é decisiva no processo de retenção de clientes.

Nessa hora, vale apostar nas boas práticas de atendimento ao cliente. Isso significa que sua equipe deve ouvir o cliente e estar atenta às necessidades que ele reporta. Com isso, os agentes são capazes de aproveitar o momento e fazer ofertas que supram essas necessidades com os produtos ou serviços que a sua empresa vende. É o que chamamos de cross-sell (vender produtos/serviços complementares para um mesmo cliente) e up-sell (vender produtos/serviços mais caros para um mesmo cliente).

Se, ao contrário, a equipe não se mostra disposta a entender a dor dos clientes ou quer largar logo a batata quente que ele joga, perde uma grande oportunidade de vender mais.

  • A gestão do atendimento gera números relevantes

Quando você adota um sistema de relacionamento com o cliente você tem mais controle sobre o seu atendimento. Com as ferramentas que ele oferece, você consegue saber os gargalos da sua operação; descobre se há agentes sobrecarregados e quais performam melhor.  Isso abre oportunidades para otimizar sua operação como um todo, uma vez que você sabe o que precisa ser mudado. Assim, a qualidade do serviço oferecido ao seu cliente se eleva e, consequentemente, você melhora a experiência que ele tem com a sua empresa. O resultado você já sabe: mais vendas!

  • O atendimento pode melhorar o seu produto ou serviço

O atendimento ao cliente pode aumentar o valor do seu produto/serviço! Aqui, você pode atuar em duas frentes. A primeira é oferecer um atendimento personalizado, o que te permite cobrar mais pelo serviço oferecido. E, acredite: o cliente está disposto a pagar mais por uma experiência diferenciada!

Uma outra forma é utilizar o atendimento para colher feedback dos clientes a respeito das soluções que você oferece. Assim, é possível entender quais são os pontos de melhoria do seu produto/serviço. Otimizando esses aspectos, você terá soluções mais inovadoras e que atendam exatamente àquilo que seu consumidor busca. Assim, além de aumentar o valor do que você vende, a tendência é que mais clientes procurem sua empresa, aumentando suas vendas.

E aí, o que você achou das nossas dicas sobre atendimento ao cliente? Deixe seu feedback para nós! Até a próxima!

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