Aprenda como fazer análise de dados bem detalhada na empresa

como fazer analise de dados
6 minutos para ler

Em uma sociedade digitalmente conectada, saber como fazer análise de dados não é um mero capricho, tampouco um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade para garantir a participação das empresas nos mercados em que elas atuam.

O fato é que quanto mais informações sobre os consumidores, a concorrência e a própria empresa você obtém, maiores são as chances de elaborar estratégias de vendas e marketing efetivas, além de projetar cenários futuros e se antecipar a comportamentos do mercado.

Por exemplo, seu funcionário de vendas ou suporte conversa com clientes a todo o momento e provavelmente não está preparado e orientado para coletar informações relevantes, assim sua empresa perde importantes entradas de dados que podem ajudar nas estratégias.

Por isso, neste conteúdo mostraremos como fazer análise de dados e por que ela é tão importante. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!

O que é análise de dados?

Consiste no processo de distinguir partes de informações que compõem um todo, com a finalidade de compreendê-las melhor. Isto é, uma análise de dados pode ser feita como um estudo detalhado de um determinado assunto ou como um simples exame.

Em outras palavras, é correto afirmar que a análise de dados é uma metodologia analítica que têm como propósito obter uma grande quantidade de informações sobre um determinado assunto, produto ou questão para estudá-las e identificar respostas ou soluções.

A finalidade da análise de dados, no contexto corporativo, é permitir aos gestores tomar decisões mais acertadas. Não é por coincidência que o método é frequentemente aplicado em negócios, saúde e ciências globais, pois abrange diversas técnicas e abordagens diferentes.

Como funciona?

Graças aos avanços da tecnologia, existem formas de fazer análise de dados com eficiência e precisão, como por meio das tradicionais planilhas do Excel ou com uso de softwares e aplicativos, disponíveis gratuitamente ou pagos na internet.

A vantagem de usar esse tipo de sistema para analisar dados é que eles são capazes de interpretar um grande volume de informações em pouco tempo, identificando padrões ou divergências de dados com muito mais facilidade que um ser humano conseguiria.

Por que a análise de dados é importante para as empresas?

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que é análise de dados, mostraremos os principais motivos pelos quais ela é importante para as empresas.

  • ajuda a conseguir informações mais precisas;
  • melhora a tomada de decisões;
  • otimiza os resultados;
  • proporciona informações para que cenários futuros sejam projetados;
  • torna o negócio mais competitivo;
  • faz com que a empresa seja autoridade em seu nicho de atuação;
  • permite que os gestores façam comparações

Como fazer análise de dados?

O fato é que na maioria dos casos, o problema não está na falta de dados. Na verdade, é o contrário que gera desafios: o excesso de informações. Muitos gestores ficam perdidos sobre o que fazer com essas informações em forma bruta.

Por isso, é tão importante saber como fazer análise de dados corretamente, e é exatamente sobre o que falaremos neste tópico.

Defina um objetivo

O primeiro passo é estabelecer um objetivo. Ou seja, uma análise deve começar com uma pergunta a ser respondida. Essa pergunta deve ser possível de mensurar, além de ser clara e relevante. Elabore o objetivo para que ele realmente auxilie na tomada de decisões, na solução de problemas e na exploração de oportunidades.

Escolha as métricas

A análise de dados assume diferentes abordagens, correto? Isso depende do objetivo e do assunto. Como você pretende analisar dados para melhorar a tomada de decisões, por exemplo, precisará de formas de mensurar se está progredindo em direção às suas metas.

Métricas, por sua vez, são indicadoras de performance que devem ser identificadas logo no começo do processo, já que os dados podem ser qualitativos ou quantitativos.

Decida as fontes de dados

Outro ponto interessante sobre como fazer análise de dados é que as informações podem ser coletadas por meio de fontes já disponíveis, o que garante mais agilidade no processo.

O que queremos dizer é que mais informações permitem encontrar correlações, ter mais insights úteis e construir modelos mais avançados. Além disso, é possível determinar um sistema para nomear os arquivos e armazená-los adequadamente, para que toda a equipe possa ter acesso sempre que precisar.

Limpe os dados

A qualidade dos dados é um dos aspectos cruciais em uma análise precisa, pois permite que falhas humanas sejam corrigidas e as informações ausentes ou sem sentido sejam eliminadas.

Por isso, mesmo com uma ótima análise de dados, é fundamental fazer a limpeza das informações indesejadas e que geram resultados confusos e atrapalham a tomada de decisões.

Faça a análise dos dados

Por fim, colete as informações corretas para responder aos seus objetivos, pois é o momento de fazer uma análise mais detalhada. Inicie manipulando as informações de diversas formas diferentes, como localização de correlações, plotagem ou até mesmo criando tabelas.

Lembrando que o uso de tecnologias nessa fase é crucial. O Próprio Excel permite a criação de tabelas e gráficos com recursos indispensáveis para filtrar informações ou calcular desvios de padrões.

Existem aplicativos como JMP ou o Minitab que também são ótimas alternativas para análises mais avançadas, pois apresentam ferramentas operacionais que facilitam a curva de aprendizagem.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como fazer análise de dados, a empresa precisa ter informações pertinentes ao mercado em que atua, como dados de comportamentos de consumo de seus clientes, ações da concorrência ou até mesmo o histórico do nicho em que ela atua, pois isso ajuda a viabilizar as análises.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de conferir também o nosso post sobre como acompanhar métricas e indicadores para fazer uma análise de dados detalhada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário