7 estratégias essenciais para aumentar o lucro de uma empresa

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Conquistar a estabilidade é um dos principais objetivos de qualquer empreendedor, especialmente quando se trata de Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A fim de alcançar esse propósito, adotar medidas que colaboram para aumentar o lucro constantemente é algo fundamental.

Neste conteúdo, abordamos de maneira simples as 7 principais estratégias a serem implementadas e o que você deve fazer para aumentar o lucro da empresa, dividindo-as como “conservadoras” ou “avançadas”. Continue a leitura e confira!

Estratégias conservadoras

A seguir, veja quais ações conservadores podem ser adotadas.

1. Reveja gastos internos desnecessários

Acontece com certa frequência de os produtos ou serviços contratados por uma organização não serem usados na totalidade. Uma matéria-prima excedente se perde, a linha telefônica é pouco ou nada utilizada ou um plano de internet com capacidade maior do que a necessária é contratado, por exemplo.

Estamos falando de aspectos que exercem grande influência sobre os indicadores financeiros e impactam diretamente no lucro final do negócio. Portanto, é fundamental levantar, analisar e adaptar a empresa às suas reais necessidades. Inclusive, isso pode influenciar até mesmo no custo final do produto.

2. Analise o preço estabelecido com fornecedores

Vender bem é uma excelente consequência, mas tal prática por si só não garante bons resultados. Nesse sentido, o empreendedor que visa aumentar o lucro deve ter em mente que saber comprar é um diferencial.

Sempre que possível, reveja o preço estabelecido com fornecedores, além de procurar aqueles que ofereçam não só qualidade, mas um valor mais baixo. Porém, visto que alguns deles também almejam lucro, muitas vezes isso não se torna viável. Assim sendo, uma boa dica é comprar produtos ou serviços em grandes quantidades, pois tal medida fará com que o fornecedor ofereça preços mais atrativos.

3. Qualifique o quadro de funcionários

Algo de extrema importância para um profissional talentoso é o desenvolvimento pessoal. Portanto, demonstre que a organização está disposta a investir e dar condições para que ele atinja o ápice de sua carreira.

Caso seja um funcionário engajado que vende sozinho, dê pequenas recompensas a cada novo objetivo alcançado. O mais relevante nesse caso é manter o espírito de vendas sempre animado, confiante e positivo.

Afinal, é necessário incentivar sua equipe. Ainda que o time seja formado somente por você, mantenha-se sempre em estado de motivação. Isso porque é diferente: um profissional bem disposto, atencioso e feliz já dá passos importantes por si mesmo em direção ao fechamento de um negócio.

Por fim, aposte também em capacitação profissional e não deixe de presentear aqueles que tiverem os melhores desempenhos e entregaram resultados diferenciados.

Uma pessoa ou equipe, por não ter determinadas competências demora mais para realizar algo, erra muito, faz a ação sem os objetivos corretos e assim gera custos diversos, como investimentos, desgastes, tempo extra e envolvimento de outras pessoas.

4. Terceirize serviços contábeis e fiscais

Embora seja natural ter um quadro de funcionários em uma empresa, não é em todos os casos que é razoável contratar um profissional. Isso se deve em maior parte às questões trabalhistas e financeiras, principalmente para suprir demandas mais técnicas e pontuais, como os serviços contábeis e fiscais.

Diante disso, a melhor decisão é terceirizá-los. Hoje em dia, graças à facilidade de comunicação e ao trabalho home office, por exemplo, é possível encontrar no mercado excelentes profissionais (freelancers) para cumprir demandas mais específicas.

Estratégias avançadas

Agora, confira as estratégias avançadas indicadas.

5. Aumente o ticket médio do produto ou serviço

De fato, conquistar um novo cliente exige bem mais investimentos do que tentar obter novas receitas de clientes antigos. Até porque prospectar compradores requer um trabalho árduo de marketing, o que obviamente tem um custo para a empresa.

O ideal é descobrir quem são os consumidores que trazem mais dinheiro para o negócio e trabalhar no sentido de fazer com que eles comprem ainda mais do seu empreendimento. Isso aumenta seu ticket médio e, consequentemente, sua margem de lucro. Para tanto, cogite a possibilidade de fazer vendas casadas, oferecer descontos de fidelização etc.

6. Diversifique a área de atuação

Os consumidores gostam de ter várias opções, portanto essa é uma ótima oportunidade para aumentar o lucro. Se sua marca já está consolidada no mercado e, além disso, você conhece as carências do setor e tem expertise nas negociações do ramo, uma boa ideia é diversificar a área de atuação.

Faça um estudo detalhado da situação do mercado e tenha um controle absoluto sobre as finanças ou o planejamento financeiro da empresa antes de partir para essa tática. Outra recomendação interessante é conversar com o time de vendedores, visto que são eles quem estão à frente das negociações, lidando diretamente e dia a dia com todos os clientes, além de saberem exatamente quais são as suas demandas e as solicitações mais recorrentes.

7. Invista em programas de fidelização

Além de todas essas estratégias já citadas, existem outras úteis para que a fidelização realmente aconteça, mas é preciso ir um pouco mais além. Um tratamento diferenciado pode ser a solução, por exemplo.

Para tanto, entender o consumidor e conhecer seus gostos é fundamental para criar ou para fortalecer uma relação. Se você tem um banco de dados referentes aos clientes, fica melhor ainda, pois por meio dele é possível obter todo tipo de informação.

Uma tática bastante utilizada por negócios bem-sucedidos é fazer um contato em datas importantes, como o dia do aniversário do cliente. Disponibilize opções como:

  • acesso a novas promoções;
  • cartão de aniversário com descontos exclusivos;
  • realização do pós-venda, mostrando seu interesse no feedback;
  • sugestão de novos produtos ou serviços em “combos”, entre outras.

Deu para perceber que não são poucas as ações a serem tomadas que dão chances de aumentar o lucro. De fato, a entrada de novas receitas é capaz de trazer mais dinheiro, porém, como foi possível notar, a lucratividade está diretamente ligada às despesas da empresa. Em outras palavras, é muito importante ter organização e controle financeiro, a fim de entender e conter melhor cada gasto.

Mas a dica de ouro é saber que o lucro consistente vem do fato de o mercado acreditar que o seu produto ou serviço é superior. Assim, além de atrair um número maior de consumidores, o público entende que vale pagar mais.

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