5 dicas de como sua equipe pode trabalhar unida e muito melhor

8 minutos para ler

Você já parou para pensar que não basta ter o produto mais procurado e o melhor preço de venda se seus funcionários não trabalham de forma unida e colaborativa, em prol da empresa? Em muitas empresas são os funcionários que interagem com os clientes na venda ou pós venda e podem agregar ou destruir o valor entregue. Pois é exatamente por isso que o trabalho em equipe nas empresas é tão importante, já que é justamente através da cooperação mútua que as equipes não só atingem os resultados determinados, mas também elevam a empresa, fazendo com que ela cresça e se desenvolva.

 

“O trabalho em equipe nas empresas continua sendo a vantagem competitiva definitiva – precisamente por ser tão poderoso e ao mesmo tempo tão raro”
(Patrick Lencioni – “Os desafios das equipes”)

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EQUIPE E GRUPO?

Mas antes de falarmos mais a respeito de como o trabalho em equipe vai influenciar diretamente nos resultados da sua empresa, é preciso esclarecer a diferença entre “grupo” e “equipe”, já que, apesar de parecerem, eles não são iguais.

Pois muito bem, vamos então usar um exemplo prático para explicar essa diferença. Imagine que a sua empresa vende quatro tipos de produtos diferentes e que, para que as vendas desses produtos sejam mais efetivas, você tem um grupo de quatro vendedores, uma para cada produto. Embora esses quatro vendedores conversem entre si e até compartilhem algumas dicas de vendas, cada um deles é voltado apenas para o seu produto e seus clientes, ou seja, trabalham sozinhos e apenas na sua área.

Agora, imagine que nessa situação de “grupo”, um desses vendedores se demite ou fica afastado por um período. Das duas uma: ou a sua empresa vai perder as vendas daquele produto, ou você precisará se deslocar ou contratar alguém às pressas para suprir a falta.

Muito bem, agora vamos imaginar que ao invés de um grupo, você tem uma equipe de quatro vendedores, e todos eles conhecem os quatro produtos e a maioria dos clientes, e que eles não só trocam experiências e dicas, como também tem estratégias conjuntas para atingir as metas e vender cada vez mais. Se, sendo eles uma equipe, um dos vendedores se demitir ou precisar se afastar, os outros três não só são capazes se suprir essa falta, por terem o conhecimento necessário, como se esforçarão para isso, já que eles não querem deixar de atingir a meta conjunta. Dessa forma, você não precisará “tapar um buraco” ou contratar outro vendedor às pressas, e a sua empresa não sofrerá uma grande diminuição nas vendas. É importante perceber que equipe assume partes do trabalho ligadas a um todo em comum.

Depois de entender essa diferença, você deve estar se perguntando: mas como eu faço para transformar meu grupo de colaboradores em uma equipe? É exatamente isso que vamos explicar no tópico abaixo, mas antes, é importante apontar alguns dos benefícios que o trabalho em equipe pode proporcionar à sua empresa:

  • Uma equipe formada por colaboradores que detém habilidades diferentes, além de ser versátil, também se torna capaz de gerenciar e desenvolver atividades complementares, já que, como cada elemento da equipe tem um ponto forte particular, isso acaba compensando os pontos fracos e criando um time mais forte, preparado e eficiente.

 

  • Ao formar uma equipe com pessoas diferentes, com personalidades, habilidades e níveis profissionais distintos, surge não só a oportunidade de aprendizado, informações e experiências, como há também o estímulo à criatividade, seja para a execução das atividades do dia-a-dia ou para a resolução de problemas.

 

  • A equipe entrosada e que participa efetivamente da tomada de decisão se sente motivada e parte da empresa, tendendo, portanto, a ser mais comprometida e a ter iniciativa, de maneira a buscar não somente resultados melhores, mas também soluções mais eficientes.

 

  • Além de tudo isso, funcionários motivados, que trabalham cooperando uns com os outros e que almejam não só atingir os resultados que a empresa estabeleceu, mas também desenvolver novas ideias, constroem um ambiente de trabalho mais saudável e com um clima organizacional voltado para atingir resultados, e não competir entre si.

 

COMO DESENVOLVER O TRABALHO EM EQUIPE NAS EMPRESAS

Para que a sua empresa conte com uma equipe entrosada, colaborativa e que almeje resultados cada vez melhores para a sua empresa, há alguns pontos a serem desenvolvidos e trabalhados:

  • Definir os objetivos e as diretrizes da empresa: é fundamental que a empresa tenha muito bem definida as suas metas e objetivos, assim como a missão, visão e valores, que são os três elementos principais que a situam enquanto empresa e orientam sua forma de atuar e a direção que planeja seguir, para que a equipe não só se direciona para um objetivo comum, mas também saiba exatamente como agir e não haja dúvida a respeito das condutas permitidas e da orientação da empresa. Além disso, outro aspecto muito importante na gestão de pessoas é a comunicação, que deve ser clara e constante, evitando assim mal-entendidos.

 

  • Respeitar e estimular a diversidade: quando se lida com o capital humano, a diversidade é um elemento muito presente e importante para que a equipe seja bem-sucedida, já que cada indivíduo tem experiências, conhecimentos, ideias e habilidades diferentes, o que proporciona o enriquecimento da equipe, que adquire todos esses elementos, formando um conjunto de características que a tornam mais hábil, capacitada e eficiente.

 

  • Determinar um líder para a equipe: em um grupo de pessoas onde todas trabalham juntas, ainda que seja em equipe e não de forma individualizada, é importante ter a figura de líder que vai não só orientar o que deve ser feito e quais objetivos devem ser atingidos, analisar as atividades e os resultados obtidos e mediar reuniões, mas acompanhar cada colaborador e analisar seu desempenho e gerenciar possíveis conflitos.

 

  • Estabelecer o que cada integrante vai fazer: por mais que cada integrante do grupo tenha uma habilidade, o líder ou gestor deve, primeiramente, analisar cada indivíduo e determinar por qual função ou atividade ele será responsável, para que todos que fazem parte daquela equipe saibam exatamente o que será esperado dele. Aqui vale a máxima: a união faz a força.

 

  • Manter a equipe motivada: ao longo do tempo as pessoas podem se desestimular, seja pelo salário, por falta de desafios, pela mudança nos objetivos ou na forma de trabalhar da empresa, porque há membros da equipe que não cumprem o que é preciso ou esperado deles e não sofrem nenhuma punição por isso, entre outros muitos fatores possíveis. Cabe ao líder analisar constantemente a sua equipe através de avaliações de desempenho e acompanhar o clima da equipe, de maneira a evitar que os colaboradores se desestimulem e continuem trabalhando bem em grupo.

 

  • Investir em cursos e treinamentos: a melhor forma de manter uma equipe eficiente é mantê-la motivada, fazê-la participar das decisões que lhe competem e investir em cursos e treinamentos para que esteja sempre atualizada e possa desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as que já possui.

 

A importância do trabalho em equipe é principalmente atingir resultados com mais eficiência e eficácia, já que é justamente a diversidade, a divisão de trabalhos e a cooperação entre os colaboradores que trará resultados para a empresa. Entretanto, para que isso funcione perfeitamente, é preciso que se mantenha um bom relacionamento entre o gestor, o líder e os membros da equipe, de maneira que os colaboradores tenham abertura para dar ideias e indicar falhas que prejudicam a empresa; o líder possa analisar cada colaborador e apontar falhas a serem corrigidas, qualidades a serem mantidas e habilidades a serem desenvolvidas ou aperfeiçoadas; e o gestor possa traçar metas e objetivos pautados no que ele deseja para a empresa e no que ela precisa, mas também nas ideias e observações da sua equipe.

Como montar treinamento para empresas?

Referências:

blog.softwareavaliacao.com.br/trabalho-em-equipe-nas-empresas/

www.brasilprofissional.com.br/index.php/blog/71-a-importancia-do-trabalho-em-equipe-nas-empresas

carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/trabalho-em-equipe-essencial-para-todas-as-empresas/

www.jrmcoaching.com.br/blog/importancia-trabalho-em-equipe-nas-empresas

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-