5 dicas de como fazer sua equipe produzir sempre mais

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Neste artigo você saberá como transformar o trabalho em equipe nas empresas algo lucrativo, garantindo um ótimo local de trabalho, com o time unido e mais produtivo.

Com certeza você passa alguns minutos do seu dia pensando em como vender mais, não é?

E se eu disser que ao invés de quebrar a cabeça pensando em preço, propaganda, custos e contratar mais vendedores, você só precisa entender como aumentar a produtividade da equipe que já tem, com o preço que já pratica, utilizando as mesmas propagandas e sem enxugar ainda mais os custos?

Interessou? Então continue a leitura, porque as dicas abaixo são valiosíssimas.

Como aumentar a produtividade no trabalho em equipe nas empresas

1. Ter uma comunicação aberta

“Bem informados, os funcionários ficam mais motivados e se sentem mais envolvidos com os projetos e os objetivos da empresa.”

(Hussein Yahfoufi, vice-presidente de Tecnologia e Serviços Corporativos da OneRoof Energia) 

Uma das coisas mais importantes para a empresa, e não só para fazer sua equipe de vendas render mais, é ter um canal de comunicação aberto, de maneira que seus colaboradores saibam exatamente o que deve ser feito e o que se espera deles, além das diretrizes da empresa e por qual caminho ela deseja seguir.

Para isso, você pode utilizar:

  • Feedback positivo e negativo: essa é a principal maneira de dizer ao seu colaborador o que ele precisa corrigir e melhorar, e o que ele deve manter. Mas lembre-se de ser claro, evitar palavras agressivas e nunca dar o feedback na frente dos outros colaboradores;
  • Reunião: é preciso ser cuidadoso para não haver excesso e acabar causando perda de tempo, mas uma reunião bem executada, onde são comunicadas as informações necessárias e há espaço para os colaboradores darem ideias e falarem sobre dificuldades, contribui muito para a produtividade;
  • Pesquisa de clima organizacional: esse tipo de comunicação não só é importante como faz parte do planejamento estratégico, já que ajuda a empresa a enxergar seus pontos positivos e negativos pela visão do colaborador, contribuindo para seu desenvolvimento e produtividade.
  • Comunicados: é a forma mais básica de comunicação na empresa, mas bastante efetiva. Você pode coloca-los em murais físicos, encaminhar por e-mail ou ainda utilizar intranet ou sistema de mensagem interna.

trabalho em equipe nas empresas

2. Cuidar do ambiente de trabalho e fornecer as ferramentas necessárias

“Certifique-se de manter o bem estar de sua equipe”

(Gina Hunter, da Groopt) 

“Se você quiser tirar o máximo proveito […] invista em  ferramentas adequadas”

(Wes Wright, CIO do Hospital Infantil de Seattle) 

Com certeza você já ouviu a frase “funcionário feliz produz mais”, não é?

Pois saiba que ela tanto é 100% verdadeira, que grandes empresas como o Google, se preocupam em proporcionar aos seus funcionários um ambiente não só saudável como criativo, com locais para descanso e lazer, e horário flexível.

Mas se você tem uma pequena empresa e não pode arcar com esse tipo de investimento, não se preocupe, porque há várias outras formas de proporcionar um ambiente de trabalho saudável, como:

  • Valorizar a opinião do colaborador;
  • Incentivar a criatividade, autonomia e trabalho em equipe;
  • Definir metas possíveis e criar um sistema de recompensa para as que forem atingidas;
  • Proporcionar uma remuneração justa;
  • Não aceitar comportamentos nocivos (discriminação, preconceito, assédio, etc).

Além do ambiente adequado, para que seus colaboradores produzam mais e com qualidade, é preciso que a empresa disponibilize as ferramentas necessárias para a execução das atividades, tais como: computador, telefone, internet (inclusive para acesso das redes sociais, grandes aliadas para pesquisar e atender clientes), entre outras ferramentas específicas.

3. Oferecer cursos e treinamentos

“A oportunidade de desenvolvimento individual mostra para toda a equipe que há oportunidades de aprendizado e de avanço disponíveis”

(Halley Bock, CEO e presidente da Fierce) 

Podem ser desde treinamentos, cursos, palestras e workshops, até fóruns e até bate-papos com quem domina um determinado assunto, qualquer iniciativa é válida e agrega valor e conhecimento ao profissional e à empresa.

Além disso, proporcionar que os membros da equipe tenham acesso a esse tipo de oportunidade não só permite que eles desenvolvam suas competências, como também os incentiva a buscarem melhores resultados.

4. Simplificar os processos

“As equipes querem entregar coisas grandes e às vezes só precisamos eliminar as barreiras”

(Charles Galda, CIO da GE Capital)

“Será que cada formulário, relatório de atualização de status, e-mail, mensagem e reunião é realmente necessário?”

(Steven A. Lowe, fundador / CEO da Innovator LLC)

Uma das coisas que mais atrapalha a equipe é o excesso de burocracias durante o desenvolvimento de suas atividades.

É claro que a empresa precisa ter seus procedimentos, devidamente organizados e seguidos à risca (a mania da exceção e do “jeitinho” não é algo positivo, ok?), mas também é essencial que ela se atenha apenas ao que é realmente necessário, buscando facilitar a execução da atividade-fim para ela ser feita com mais rapidez e eficiência.

5. Utilizar frameworks (método de atuação)

“Mesmo o melhor time é tão eficaz quanto os recursos e sistemas que utilizam no dia a dia”

(Wes Wright, CIO do Hospital Infantil de Seattle)

Frameworks são estruturas.

Ok, a tradução é simples, mas o que isso significa?

Bom, se você entende que é uma estrutura, então acredite, já tem meio caminho andado.

Um framework de vendas, por exemplo, é como um mapa de como a empresa deve planejar a venda, desde a abordagem do cliente até a entrega do produto.

É como uma estratégia de vendas, ok?

Tendo isso em mente, preciso deixar claro que é possível que cada empresa tenha um framework diferente, apesar de alguns modelos já serem bem utilizados como: BANT, SPIN Selling, GPCT e GPCTBA C&I.

Mas porque isso é importante? Simples: porque ele é um passo-a-passo que vai te guiar por todo o processo.

Parece pouco? Então vamos dar uma olhada nesse exemplo abaixo, que apesar de simples é bem ilustrativo.

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Fica bem mais fácil planejar e vender se guiando por um passo-a-passo como esse não é?

É por isso que ele é uma ferramenta tão importante para aumentar a produtividade.

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