10 técnicas para aumentar o engajamento dos funcionários no trabalho

6 minutos para ler

Ter uma equipe engajada é o objetivo de boa parte das empresas. Afinal, ter trabalhadores dispostos a se dedicar, se envolver e interagir de forma produtiva no ambiente de trabalho é um desafio para a gestão de pessoas. E isso só acontece quando ele se identifica com os valores e propósitos da companhia.

A melhor forma de fortalecer a cultura organizacional é estabelecer um alinhamento entre os valores do profissional e os da empresa.

Isso não ocorre com a assinatura do contrato de trabalho: é preciso construir um vínculo psicológico, afetivo e emocional do profissional com a empresa para que haja engajamento no trabalho.

É esse laço que faz que ele desenvolva uma postura cooperativa, otimista e de desenvolvimento. Quando o trabalhador está engajado há mais chances de que ele seja mais produtivo e eficiente: ou seja, que passe a executar suas atividades com mais qualidade.

Como estão comprometidos, esses trabalhadores contribuem mais para os resultados da empresa. Quer saber mais sobre o engajamento no trabalho e sobre como colocá-lo em prática no seu empreendimento? Este é o post certo para você. Continue e acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é o engajamento no trabalho

O engajamento no trabalho requer que o indivíduo tenha algumas características pessoais. Entre elas estão a proatividade, o comprometimento e a autoestima. Esses traços são fundamentais para que um laço desse tipo ocorra e passe a fazer parte da cultura organizacional.

De forma geral, então, o engajamento no trabalho tem ligação direta com a motivação do profissional. Para a empresa, ter funcionários engajados aumenta as chances de haver impactos positivos nos resultados — afinal, a equipe é fundamental no sucesso da companhia.

Para que o engajamento seja possível, o trabalho da empresa deve ser contínuo. Não bastam uma ou duas ações pontuais: é fundamental que a organização seja capaz de oferecer um ambiente benéfico, saudável e que efetivamente inspire os colaboradores.

Como estimular o engajamento no trabalho

Promover o engajamento dos colaboradores requer ações específicas da empresa. Para isso, a gestão deve buscar incentivá-los de forma que o laço entre ela e os profissionais seja fortalecido. Descubra, a seguir, algumas medidas que podem ajudá-lo nesse aspecto. Confira!

1. Ofereça um ambiente estimulante

O primeiro passo para que a companhia seja capaz de engajar os colaboradores é estabelecer um vínculo entre eles e a organização.

Por isso, oferecer um ambiente estimulante é essencial. Isso envolve muitos fatores, como o incentivo dos líderes e as boas relações com os colegas. Além disso, é importante que haja oportunidades, desafios, autonomia, capacitação e aprendizagem.

2. Tenha uma liderança inspiradora

Os líderes são essenciais para o engajamento da equipe. Por isso, devem demonstrar interesse e investir tempo para compreender suas necessidades e ambições, bem como ajudá-los a perceber que sua contribuição é valiosa. São eles que devem saber como melhorar a experiência no local de trabalho, de forma a torná-la gratificante.

3. Abra espaço para crescimento

Quando o profissional está engajado, ele utiliza melhor suas habilidades. Às vezes, a companhia tem talentos dispostos a contribuir, mas sem o estímulo correto eles ficam desanimados. É crucial, então, que a organização ofereça oportunidades de crescimento. Isso significa escutá-lo e incentivar sua criatividade.

4. Garanta que haja propósito no trabalho

O colaborador deve entender que seu trabalho que tem valor para a companhia. Assim, ele vai acreditar que contribui para algo significativo. O estabelecimento de metas faz que os trabalhadores de fato compreendam que há um senso de propósito, especialmente quando eles são envolvidos em importantes decisões da organização.

5. Estabeleça uma cultura humanizada

A equipe é o maior patrimônio do empreendimento. A companhia deve compreender que os colaboradores precisam equilibrar suas vidas pessoal e profissional. Para isso, a organização deve incentivá-los a balancear o trabalho com momentos de lazer.

6. Valorize os esforços

Quando os trabalhadores se sentem valorizados e percebem que seus esforços são recompensados, eles ficam mais propensos a se dedicar ao trabalho. Por isso, a valorização é um fator essencial no engajamento. É importante que os mais esforçados sejam recompensados e recebam premiações, destaques e elogios.

7. Dê feedback

Colaboradores engajados esperam feedback: afinal, é a partir dele que eles podem se aprimorar. Nesse processo, lembre-se de que o feedback é uma ferramenta construtiva e que seu objetivo é incentivar o crescimento do profissional. Esse retorno deve estimulá-lo a não desistir e a se comprometer com o alcance das metas definidas.

8. Invista em reconhecimento

Além de reconhecer os esforços, é importante recompensá-los. Além dos benefícios e da remuneração, que devem ser compatíveis com o mercado, a motivação passa pela oferta de incentivos que representem um estímulo extra para ajudá-los a aprimorar seu desempenho.

9. Estimule os valores pessoais

O engajamento depende de características pessoais do profissional e, por isso, a empresa deve incentivar o desenvolvimento desses traços. Isso pode ser feito por meio de ações de endomarketing que ajudem a promover a missão, a visão e os valores da companhia.

10. Otimize a gestão

Existem recursos tecnológicos que permitem fazer um acompanhamento mais próximo dos profissionais. O setor de Recursos Humanos (RH) pode automatizar seus processos e investir tempo em análises personalizadas dos colaboradores de forma a avaliar os resultados com mais eficácia e, assim, oferecer feedbacks mais relevantes.

O que a empresa ganha com o engajamento

O engajamento dos profissionais se torna um círculo virtuoso com o passar do tempo. Afinal, além de beneficiar a companhia, ele faz os colaboradores se sentirem melhor no trabalho. Alguns dos resultados desse processo são:

  • maior produtividade: o laço afetivo do trabalhador com a empresa faz que ele seja mais produtivo;
  • redução do desgaste: o engajamento faz o funcionário ter um senso de pertencimento e, assim, torna sua rotina menos exaustiva;
  • aumento da motivação: profissionais engajados se sentem mais motivados no trabalho;
  • melhoria no clima organizacional: o colaborador se sente melhor quando está engajado e isso contagia os colegas.

Em resumo, o engajamento no trabalho representa a formação de um laço afetivo entre o profissional e a companhia. Com isso, ele se sente motivado e passa a dar o melhor para o crescimento da empresa. O desenvolvimento desse vínculo ocorre a partir de um esforço da empresa no sentido de estimular as competências do profissional.

Quer saber como colocar essas ações em prática na sua organização? Então, entre em contato conosco e entenda como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também pode gostar

52 thoughts on “10 técnicas para aumentar o engajamento dos funcionários no trabalho

  1. I want to to thank you for this excellent read!! I absolutely loved every bit of it.
    I’ve got you saved as a favorite to check out new things you post…

  2. My coder is trying to convince me to move to .net
    from PHP. I have always disliked the idea because of the
    expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a
    number of websites for about a year and am nervous about switching to another platform.
    I have heard great things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

    Here is my web page: jackpot 918kiss 2 (https://918kiss-m.com/918kiss2/)

  3. Good day! I could have sworn I’ve visited this blog before but after looking
    at some of the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m
    certainly happy I found it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

    My webpage; kredit percuma xe88 [918kiss-m.com]

  4. Do you have a spam issue on this site; I also am a blogger,
    and I was curious about your situation; many of us have developed some nice procedures and we are looking to exchange
    methods with other folks, please shoot me an email if interested.

    Here is my blog post download wm casino (Eugene)

  5. After looking over a number of the blog posts on your site,
    I honestly like your way of writing a blog. I book marked it to my bookmark site
    list and will be checking back in the near future. Please visit my web site as well and let
    me know your opinion.

    Check out my blog post; game slot ntc33 (918kiss-m.com)

  6. Thanks for every other wonderful post. The place else may just anybody
    get that type of information in such an ideal method of writing?
    I have a presentation next week, and I’m at the look for such information.

    Have a look at my web site :: id test lionking888 [918kiss-m.com]

  7. I’m amazed, I must say. Rarely do I come
    across a blog that’s equally educative and entertaining, and let me tell
    you, you have hit the nail on the head. The problem is something that too few people are speaking intelligently about.
    I’m very happy I stumbled across this during my hunt for something relating to this.

    my web site; xe88 slot

  8. I blog frequently and I truly appreciate your content.
    Your article has truly peaked my interest. I will bookmark your website and keep
    checking for new details about once per week.
    I subscribed to your RSS feed as well.

    My blog post – aaa1188 company (918kiss-m.com)

  9. Hola! I’ve been reading your site for some time now and finally
    got the courage to go ahead and give you a shout out from Houston Texas!
    Just wanted to tell you keep up the excellent
    job!

    my webpage mega88apk

  10. Link exchange is nothing else except it is only placing
    the other person’s website link on your page at appropriate
    place and other person will also do similar for you.

  11. Hello! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website?

    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  12. Howdy would you mind letting me know which hosting company you’re
    using? I’ve loaded your blog in 3 completely different web browsers and
    I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good web hosting provider at a fair price?
    Kudos, I appreciate it!

  13. Thanks for another excellent post. The place else may just anybody get that type of
    info in such a perfect manner of writing?
    I’ve a presentation next week, and I’m on the search for such info.

  14. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website
    yourself or did you hire someone to do it for you?

    Plz respond as I’m looking to create my own blog and would like to find out where u got this from.
    thanks a lot

  15. Somebody necessarily lend a hand to make critically articles I’d state.

    This is the very first time I frequented your web page and thus
    far? I surprised with the analysis you made to
    create this actual put up extraordinary. Magnificent activity!

  16. hi!,I like your writing so a lot! percentage we keep up a correspondence more approximately your article
    on AOL? I require an expert on this space to solve
    my problem. Maybe that is you! Looking forward to peer you.

  17. Excellent pieces. Keep writing such kind of
    info on your blog. Im really impressed by your blog.
    Hey there, You have done an incredible job. I will certainly
    digg it and in my view suggest to my friends. I’m sure they’ll be benefited from this web site.

  18. Thank you, I have recently been searching for info
    about this topic for ages and yours is the best I’ve discovered so far.
    But, what concerning the bottom line? Are you positive in regards to
    the supply?

  19. Hi, Neat post. There is an issue with your web site in web explorer, could check
    this? IE nonetheless is the marketplace leader and a large part of folks will omit your wonderful writing because of this problem.

  20. It is actually a great and useful piece of information. I am happy that you shared this useful
    information with us. Please keep us up to date like this.
    Thank you for sharing.

  21. When someone writes an piece of writing he/she maintains the idea
    of a user in his/her brain that how a user can understand it.
    So that’s why this post is amazing. Thanks!

  22. I’ve read some just right stuff here. Definitely value bookmarking for
    revisiting. I surprise how so much effort you set to make such a magnificent informative web site.

  23. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times
    it’s tough to get that “perfect balance” between usability and appearance.
    I must say that you’ve done a amazing job with
    this. In addition, the blog loads extremely fast for me on Safari.
    Excellent Blog!

  24. Greetings from Los angeles! I’m bored at work so I decided to browse
    your blog on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can’t wait to take
    a look when I get home. I’m surprised at how quick your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, fantastic site!

  25. Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your webpage?
    My website is in the exact same niche as yours and my users would really benefit from a lot of the information you provide here.
    Please let me know if this okay with you. Regards!

  26. I just could not depart your website before suggesting that I really
    enjoyed the standard info an individual provide in your guests?
    Is gonna be back frequently to check up on new posts

  27. Hey there! This is my first visit to your blog! We are a group
    of volunteers and starting a new initiative in a
    community in the same niche. Your blog provided us
    valuable information to work on. You have done
    a outstanding job!

  28. Hello! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any
    recommendations?

  29. Saya telah berselancar online lebih dari 2 jam hari ini, namun saya tidak pernah menemukan artikel menarik
    seperti milik Anda. It is cukup berharga bagi saya.
    Dalam pandangan saya, jika semua pemilik situs web dan blogger membuat konten yang baik seperti yang Anda lakukan, net akan menjadi
    lebih berguna dari sebelumnya.

    Feel free to visit my web blog: Apk joker388

  30. Saya telah berselancar online lebih dari 4
    jam hari ini, namun saya tidak pernah menemukan artikel menarik seperti milik Anda.

    It is cukup berharga bagi saya. Menurut pendapat saya , jika semua pemilik situs dan blogger membuat konten yang baik seperti yang Anda lakukan, internet akan menjadi
    lebih berguna dari sebelumnya.

    My web blog :: Kiosk joker888

  31. Saya telah telah berselancar online lebih dari 2 jam
    hari ini, namun saya tidak pernah menemukan artikel menarik seperti milik Anda.
    It is cukup berharga bagi saya. Secara pribadi ,
    jika semua webmaster dan blogger membuat konten yang baik seperti yang
    Anda lakukan, net akan menjadi lebih berguna dari sebelumnya.

    Also visit my web-site :: Slot joker apk (https://gameaco.com/bagaimana-untuk-mengubah-joker-slot-terbaru-menjadi-sukses)

  32. Hi, i read your blog from time to time and i own a similar one
    and i was just curious if you get a lot of spam responses?
    If so how do you reduce it, any plugin or anything you can recommend?
    I get so much lately it’s driving me insane so any help
    is very much appreciated.

Deixe um comentário